Semana do Apocalipse – 5 tranqueiras de que o universo vai se livrar com o fim do mundo
Com 21 de dezembro se aproximando, já podemos listar o que vai deixar saudade e o que é totalmente dispensável para o universo.
5) Trolls da internet
Visitando sua página favorita na rede, você descobre que ela está infestada de trolls. Com comentários pejorativos, links maliciosos ou vandalismo virtual. Esse é o objetivo do troll: provocar o caos virtual, procurando afligir o internauta de qualquer forma. Quando, na verdade, ele é apenas aquele cara com problemas e traumas que migrou para a internet, e tem a chance de agir com a proteção de identidade que o computador proporciona.
O universo estaria apenas se livrando das pessoas desafortunadas que vivem à custa dos outros para curar seu tédio.
4) Fãs histéricos
Navegando na internet, você se depara com a notícia: “Fã corta seu cabelo pelo seu ídolo” ou “Fã rouba o cartão de crédito da sua mãe para ir ao show de sua banda favorita”. As raízes dos fãs histéricos se encontram com o surgimento das boy bands, quando eles cruzaram a linha tênue que separa o fanatismo saudável da adoração incondicional aos seus ídolos.
Hoje em dia, existem fã-clubes gigantescos. De boy bands como o One Direction até cantores como Justin Bieber e filmes como Crepúsculo. Unidos, esses fãs têm o poder de mover redes sociais e forçar a circulação de música ruim. Nada é mais irritante do que uma fã histérica defendendo seu ídolo.
3) Posers
Em um dia casual, você encontra aquele seu amigo. Ele anda de peito aberto para mostrar sua camiseta nova daquela banda, cujos clipes vêm fazendo sucesso. O único problema é que ele nunca havia citado essa banda antes. E esse é o tipo mais comum de poser.
A palavra derivada do francês (“poseur”) é usada desde o século 19. Vêm ganhando força nos tempos atuais, onde o terror de todo fã é que sua banda seja infestada por eles. O motivo é a inautenticidade: eles sufocam seus próprios princípios para se adaptar a uma tribo ou algum grupo, desconhecendo toda a ideologia e se apegando apenas aos fatos superficiais.
2) Versões do Latino
Latino se jogou nas adaptações com Festa no Apê, adaptação da romena Dragostea Din Tei, que foi “bem recebida” pelo público. Aos poucos, as adaptações começaram a ficar cada vez mais pobres, com letras mal elaboradas. Com Vem Dançar Kuduro, Latino viveu o perigo de um possível processo.
Em 2012, o cantor chegou ao fundo do poço com o lançamento de Despedida de Solteiro, em que distorceu de todas as formas possíveis o hit Gangnam Style. Ele recebeu fortes represálias dos internautas, que tornaram sua música a mais odiada do site YouTube. Por conta do alto número de denúncias, sua conta foi fechada pelo site. Hoje, talvez Latino seja um dos cantores brasileiros mais odiados.
1) Corrupção no Brasil
O brasileiro talvez tenha criado uma alta tolerância a escândalos políticos. Abrir o jornal e dar de cara com esquemas para desviar recursos públicos se tornou algo cotidiano. Mas a corrupção move mais de um 1 trilhão de dólares por ano no mundo, principalmente no Brasil.
Porém os políticos continuam a buscar mais, e o desvio do dinheiro público foi banalizado. Isso sendo que Brasil possui um IDH baixo e é lanterninha em rankings que avaliam a educação. Um país onde 13 milhões passam fome.
Aos poucos, podemos resgatar uma palavra de origem grega, a cleptocracia, cujo significado é “um Estado governado por ladrões”. E talvez a única resposta para isso seja o fim do mundo.