Em época de E3, que tal saber como uma das principais criadoras de jogos do mundo funciona no Brasil? Visitamos o escritório paulista da Ubisoft, responsável por incríveis games como Assasin’s Creed, Far Cry, Just Dance, etc.
Como a maioria de vocês deve imaginar, o lugar é fantástico: há videogames para jogar, esculturas, bonequinhos, jogos e mais jogos, edições de colecionador e um ambiente extremamente agradável. Porém, o lugar é provavelmente menor que a sua casa.
Isso porque muito do que acontece lá dentro é só um manejamento regional do trabalho feito lá fora. O escritório brasileiro é um dos que existem em 29 países para representar a empresa, e não tem a função de estúdio (como a Ubisoft Montreal, que tem mais de dois mil funcionários). Aqui, cuida-se mais da parte comercial.
A distribuição de trabalho naquelas poucas salas é bem simples: cada uma das sete pessoas é responsável por um setor. Um dos mais importantes é o de marketing. Nele, todo ano é investida uma quantia de grana que deve ser distribuída durante o chamado “ano fiscal” em propagandas, eventos, produtos, campanhas e etc.
Um exemplo, é que a Ubisoft aposta em divulgar seus produtos por meio de YouTubers como Kéfera, Felipe Neto, Zangado, etc. Fazendo isso, a Ubisoft garante que seu produto chegue ao seu público alvo com um hype prévio.
As vendas também possuem um fiel escudeiro, que cuida dos lotes, ou seja, das caixas de games que vêm para o Brasil e dos negócios com os donos de livrarias e lojas. Por isso, esse setor tem uma grande relação com o marketing. Afinal, se o marketing é bom, as vendas também o serão.
Para uma outra parte do trabalho, há um gerente de comunidade e um gerente da área de jogos online. Esses dois lançam os jogos destinados a computadores e cuidam da repercussão dos mesmos, ou seja, do contato com os jogadores e da própria divulgação. Para isso, é claro, faz parte da função deles jogarem aquilo que estão promovendo (chato, não?). Toda a relação entre os jogadores virtuais com a Ubi no Brasil é feita por eles.
O gerente de comunidade e o gerente de jogos online
Como toda empresa, a Ubisoft também tem um setor de RH, um financeiro e, é claro, um administrativo. Há uma mulher responsável por essas duas últimas frentes de trabalho que é acompanhada por uma empresa de contabilidade, mas toda a conferência é responsabilidade dela.
Por último, mas não menos importante, a Ubisoft tem um chefe, um francês muito simpático chamado Bertrand Chaverot, que cuida dos negócios na América Latina. Ele faz com que toda essa dinâmica funcione e cuida para que você possa ter em casa os jogos que são lançados. Ele tem de estar sempre em contato com os consumidores (e se diverte pra caramba com isso) e está sempre pronto para ter ideias de investimentos e melhorias na empresa. Chaverot acredita que o Brasil é um mercado que está em crescimento e que tem potencial para se tornar um dos maiores do mundo.
Adoramos a experiência de conhecer um pouco mais sobre os profissionais que trabalham na empresa que tanto nos traz felicidade, apesar de ser um espaço pequeno e com poucos funcionários. A Ubisoft Brasil foi muito receptiva conosco e promete nos trazer muitas alegrias com seus futuros lançamentos.
Gabriel, Rafaela e Bertrand Chaverot