[;º-°]¬ [¬º-°]¬[¬º¬°]¬ [¬*-°]¬ [¬º-*]¬[;º-°]¬ [¬*¬°]¬ [¬º¬°]¬ [¬º-*]¬ [¬º-°]¬
Hoje termina no Brasil a terceira temporada de The Walking Dead. Cheia de reviravoltas, inserções de personagens de peso e fatos impactantes, a série mostrou a mesma qualidade que vem tendo desde seu primeiro episódio.
Mas a HQ possui muitas diferenças em relação à versão vista na TV. Alguns personagens não existem, outros são bem diferentes e outros não morrem na mesma etapa da série. Confira as principais diferenças.
ATENÇÃO: este post contém spoilers sobre a HQ de The Walking Dead (até a edição 48 norte-americana) e a série de TV (até metade da terceira temporada).
5) O Governador é ainda mais cruel
Michonne é torturada pelo Governador
O personagem central da terceira temporada é muito diferente nas HQs. Começa pela aparência: nos quadrinhos, o Governador é latino, com direito até a um bigode digno de um mariachi. Contudo, as diferenças mais relevantes se dão no plano psicológico: enquanto o da série é mais moderado e se preocupa em manter a imagem, o das HQs não esconde seu lado sádico.
Bom saber: Nos quadrinhos, o Governador tortura e estupra Michonne repetidamente enquanto a mantém em cativeiro. Tempos depois, ela se vinga torturando-o e arrancando seu olho e seu braço.
4) Daryl não existe
Acredito que Daryl seja um dos personagens mais queridos da série, não só por matar zumbis, mas também por ser muito dinâmico, mudando seu jeito de pensar e agir e interagindo muito bem com os outros. O cara não existe na HQ (e nem seu irmão, Merle) e, sem dúvida, faz falta.
Bom saber: Alguns personagens menores da HQ também não foram inseridos na série – um que fez falta foi o Dr. Stevens, apenas mencionado na TV. E Sophia, filha de Carol, não desaparece do grupo.
3) Os personagens têm outras personalidades
Glen e Maggie nas HQs
Acha a Lori da TV chata? Então nem queira saber de sua versão em quadrinhos, que está sempre irritada e muda de humor mais rápido do que respira. Já Andrea, após a morte de Amy, não fica tão abalada e introspectiva nas HQs. Em vez disso, se instala como uma ótima atiradora e costureira, adorando fazer as roupinhas da galera. Acharam escroto? Esperem para saber da Michonne! Silenciosa e fria na TV, ela é toda falante nas HQs, e logo se joga em cima do Tyreese, buscando alguém para lhe confortar.
Bom saber: Outra personagem que tem o fogo aceso é Maggie, que passa a maior parte do tempo nas HQs transando com Glen. Os dois raspam o cabelo logo no começo da história.
2) Personagens diferentes morrem
A morte de Carol nas HQs
Na HQ, mudam bastante os personagens que morrem e a forma como batem as botas. Veja Carol, por exemplo, que está cada vez mais forte na série: nas HQs, devido à “traição” de Tyreese com Michonne, ela se suicida indo de encontro a um zumbi! Já Shane morre rapidinho nas HQs: dura só até a sexta edição, e é morto por Carl, não Rick. Dale, por sua vez, sobrevive por bastante tempo – é ele quem tem a perna decepada, não Hershel. E a filha de Rick e Lori, Judith, morre junto com a mãe durante um ataque do Governador à prisão.
Bom saber: A história de Shane e Otis invadindo a escola não acontece nas HQs. Otis fica um tempo sozinho na fazenda e depois se junta aos outros na prisão, onde ainda permanece vivo por um bom tempo.
1) Woodbury conquista a prisão
O Governador lidera o ataque à prisão
O final da temporada na TV mostra o confronto definitivo entre Woodbury e as pessoas da prisão. Nas HQs, o grupo de Rick está bem fragilizado quando o Governador invade o local com suas tropas. Dale, Andrea, Glen, Maggie e as crianças já haviam fugido, mas muitas mortes acontecem para os dois lados, inclusive a de Lori e de Hershel. Em menor número, o grupo de Rick é massacrado.
Bom saber: Na HQ, apesar de vencer, o Governador é morto por Lilly, horrorizada ao descobrir que matou uma mãe e seu bebê (Lori e Judith) durante a invasão.