PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

#TdFConferiu – VMB 2012

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 27 set 2012, 17h07

lucas_fiorentino

vmb_plateiaNesta última quinta-feira (20/09), aconteceu a premiação mais esperada da MTV brasileira, o VMB (Video Music Brasil). O evento contava com um cenário urbano com ruas e rampas espalhadas por entre a plateia, nas quais pessoas andavam de patins, skates e bicicletas fazendo várias manobras enquanto cantores se se apresentavam no palco.

A grande vencedora foi Gaby Amarantos, que levou para casa três cachorros dourados nas categorias “Artista feminina”, “Melhor capa” e “Artista do ano”. Os premiados foram primeiramente decididos pelo público, que pôde votar de 20 de outubro a 3 de setembro no site do VMB. Os mais votados passaram para uma segunda fase, em que a “Academia VMB”, um júri selecionado, decidiu os campeões. Foram exceções as categorias Hit do Ano e Artista Internacional, decididas apenas pelo público, que puderam ser votadas até a anunciação do vencedor.

Em geral, o VMB deste ano foi bem cansativo, sem um apresentador fixo como nos anos anteriores, o que deixou a apresentação num “joga pra lá e pra cá” com variações de apresentadores. Isso quando simplesmente não havia um apresentador e as celebridades que anunciavam os vencedores eram chamadas em áudio por Marcelo Adnet, imitando vozes de Faustão, Dilma e outros.

As apresentações ao vivo foram totalmente dominadas pelo rap, decepcionando quem gostava de outros ritmos, com apenas quatro shows (Agridoce, Gal Costa, Brothers of Brazil e Karina Buhr) que não eram do estilo. Estiveram no palco Marcelo D2, Projota, ConeCrewDiretoria, Bonde do Rolê com Carol Conká e, no final, apresentados pelo jogador Neymar, os Racionais MC’s.

vmb_maconhaTentando colocar um pouco de humor no VMB, como fez nos outros anos, o VJ Lucas do programa MTV Sports saiu correndo com uma réplica gigante de um cigarro de maconha, simulando uma tocha olímpica, e colocou fogo em seu parceiro de programa Deco. Outra graça (falha) foi a dupla João Lucas & Marcelo, que fez um dueto com o humorista Bruno Sutter encarnado como o personagem Detonator, tentando cantar “Eu quero tchu, eu quero tcha” em versão metal. Resultado: a dupla sertaneja se perdeu todinha no ritmo, sem conseguir gritar ou ao menos cantar como o humorista.

Continua após a publicidade

Esse VMB teve também muitos protestos, como o do rapper Emicida com relação ao ocorrido na comunidade Pinheirinho, em SP. O cantor subiu para receber o prêmio portando a bandeira do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Houve também protesto do rapper Criolo, que falou dos incêndios nas favelas de São Paulo, de Gaby Amarantos, que disse não veste 38, tem celulite e não liga para isso, e do Restart, sobre as vaias recebidas quando foram buscar seu prêmio, dizendo que “cada um tem direito de gostar do que quer”.

O fim da premiação foi bem confuso, pois não houve propriamente um encerramento. A apresentação dos Racionais MC’s terminou e, depois dos comerciais, já havia sido iniciado o pós-show, o VMB Extra. Esperava-se algo mais divertido e com variações de estilos musicais, mas o que aconteceu foi exatamente o contrário.

vmb_gaby
Veja abaixo os vencedores de cada categoria:

Revelação: Projota

Continua após a publicidade

Melhor disco: BNegão & Seletores de Frequência – Sintoniza lá

Melhor banda: Vanguart

Melhor capa: Gaby Amarantos – Treme

Artista internacional: One Direction

Continua após a publicidade

Aposta MTV: O Terno

Melhor música: Wado – Com a ponta dos dedos e Emicida – Dedo na ferida

Hit do ano: Restart – Menina estranha

Melhor artista masculino: Criolo

Continua após a publicidade

Melhor artista feminino: Gaby Amarantos

Clipe do ano: Racionais MC’s – Mil faces de um homem leal

Artista do ano: Gaby Amarantos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.