Como nas edições anteriores, a organização da Bienal do Livro 2012 de São Paulo estava impecável. O único defeito foi a falta de ventilação no Pavilhão do Anhembi, mas, para os verdadeiros amantes da literatura, não foi penoso ficar o dia inteiro andando no ambiente.
Entre os estandes que chamaram a atenção devido a suas novas publicações infanto-juvenis, estão:
- Cia. das Letras
Anunciou o novo selo jovem “Seguinte”
- Editora Novo Conceito
Entre os novos títulos, estão Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, e Starers, de Lissa Price. Para a divulgação desse último, havia uma atriz vestida a caráter como a personagem principal do livro, uma vez que ela tem a pele branca como a neve e olhos azuis marcantes.
- Intrínseca
Traz coleções famosas como Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, e Crepúsculo, de Stephenie Meyer, tendo como novidade a saga Os heróis do Olimpo e O guia oficial ilustrado da serie Crepúsculo, de seus respectivos autores. Também anunciou novos títulos como Hush, Hush, Como treinar seu dragão e Abraham Lincon, o caçador de vampiros, entre outros.
- Panini
Chamou muito a atenção por ter no estande duas estátuas em tamanho real, uma do Lanterna Verde e outra do Batman. A novidade foi o aumento de títulos de HQs em relação à última edição do evento. O estande ainda trazia incontáveis mangás com desconto.
- Rocco
Contou com a presença da autora de Fala serio, mãe, Thalita Rebouças, que estava presente no dia 12. Anunciou Guia do Tributo, novo volume da série Jogos Vorazes.
- Comix
Apesar de sempre marcar presença no evento com diversos títulos de mangás e HQs, trouxe o mesmo problema de outras edições: um estande reduzido que acabava dificultando na hora da escolha dos mangás a serem comprados, devido à falta de espaço.
- Galera Record
Como de praxe, levou os livros da coleção Gossip Girl, que estão entre os seus títulos mais vendidos, e apresentou o novo volume da série, Psycho Killer Gossip Girl. Também deu destaque a Instrumentos Mortais, a Gregor, o Guerreiro da Superfície e à coleção Arthemis Fowl.
- Farol Literário
Tinha como destaque a série composta pela trilogia O Herdeiro Guerreiro, O Herdeiro Mago e O Herdeiro Dragão. Lançou o livro Contos de Horror – Histórias para não ler à noite, com presenças das tradutoras e organizadoras Martha Argel e Rosana Rios.
- Leya
Apresentou a coleção Eternamente clássicos – Barba Negra, que republicará grandes obras da literatura estrangeira. Entre elas, O mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame e A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Também mostrou Olimpo em Guerra, uma nova coleção sobre mitologia greco-romana, e deu destaque à sua série mais vendida, Crônicas de Gelo e Fogo, com uma réplica do trono de ferro da história à frente do estande.