Ahoy, marujos! Sabem que dia é hoje? Nada menos do que o Dia Internacional de Falar como um Pirata (no caso, o Dia Interrrrnacional de Falarrrr como um Pirata)!
Tudo começou com uma brincadeira entre os americanos John Baur e Mark Summers (que se auto-denominam ‘caras’. Não homens, com responsabilidades, ternos e gravatas. Apenas ‘caras’). No dia 6 de junho de 1995, os dois jogavam raquetebol (uma variação do squash) quando começaram a encorajar um ao outro com alguns xingamentos nada sadios.
Pouco a pouco, o vocabulário de palavrões foi ficando escasso e o jogo, mais competitivo. Em um golpe rápido, um deles ficou sem tempo de pensar em um palavrão a tempo e exclamou “Arrr!”. Quando perceberam, estavam se xingando em piratês!
Depois do jogo, começaram a treinar a recém-criada língua. Resolveram também criar um dia especial para tal acontecimento, só que, como no dia 6 de junho é comemorado o aniversário do Dia D da Segunda Guerra Mundial, resolveram mudar para dia 19 de setembro, o dia do aniversário da ex-mulher de Mark. Seria uma forma de não esquecer o aniversário da ex?
Nos primeiros sete anos, apenas John e Mark (e alguns amigos próximos) comemoravam o dia, e geralmente era um dos amigos que se lembrava da data. Mas, em 2002, resolveram mandar um e-mail para Dave Barry, um famoso colunista de humor do país, contando sobre a ideia que tiveram. Para a surpresa da dupla, o colunista respondeu em poucos dias e adorou a história!
Perto do mês de setembro, a editora do jornal ligou para John e disse que, enquanto editava o artigo de Dave Barry, percebeu que o feriado da dupla havia sido citado. A partir daquele dia, a ideia do “Dia Internacional de Falar como um Pirata” cresceu, atingiu milhares de leitores (inclusive os seguidores do Monstro de Espaguete Voador) e é comemorada até hoje. Aye aye, hoy! E uma garrafa de rum!