PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Animação irlandesa indicada ao Oscar chega em DVD

Por Marcel Nadale
Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 21 dez 2012, 12h26

Este ano foi particularmente horrível para animações (salvam-se Frankenweenie e Valente, e olhe lá!). Mas os fãs do gênero podem fechar 2012 com uma chave de ouro – se derem uma corrida até a locadora.

Chega em DVD a animação irlandesa Uma Viagem ao Mundo das Fábulas, que recebeu uma indicação-surpresa ao Oscar de animação de 2011. Quem ignorar o horroroso e mentiroso título nacional (por que as distribuidoras insistem em vender animação só para crianças?), vai descobrir logo nos primeiros minutos porque a indicação foi mais do que merecida.

No atual cenário dominado por animações digitais e 3D, Uma Viagem ao Mundo das Fábulas explora muito bem um estilo “chapado”, imensamente estilizado, todo calcado em formas geométricas (dê uma olhadinha nas imagens deste post e você vai entender). O resultado é um visual bem diferente do que se vê por aí.

Continua após a publicidade

A trama equilibra grandes aspirações e um certo deslumbramento infantil. O personagem principal é Brendan, um aprendiz de monge de apenas 12 anos, que mora numa cidadezinha da Idade Média chamada Kells. O principal chefe do local é o abade Cellach, durão, rígido e obcecado em construir uma muralha para proteger a vila de uma invasão viking.

Mas a rotina local muda quando chega lá um outro monge, Aidan, que está escrevendo um livro iluminista que seria capaz de converter/derrotar os povos bárbaros. Para ajudá-lo a produzir tinta para a obra, Brendan se mete em uma aventura na floresta, onde conhece uma fada. (Perceba que não há nenhuma “viagem” a nenhum “mundo das fábulas”).

Continua após a publicidade

Há momentos de real poesia – nem tanto no roteiro, mas certamente nas belas imagens. Os desenhos são inspirados na arte da Irlanda – país de origem do diretor Tomm Moore. Ele quis fazer um filme que remetesse a sua terra-natal depois de notar como a Disney incorporou traços das ilustrações chinesas no longa-metragem Mulan. Há outras referências à cultura local, como o nome da fada, Aisling, extraído de um poema irlandês do século 17.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.