A série House é um daqueles fenômenos que adquirem outro nível em terras brasileiras – como Iron Maiden ou Chaves. Arrisco até a dizer que as desventuras do Dr. Gregory House são (proporcionalmente) mais populares no Brasil do que nos EUA (onde a concorrência é mais cruel e a audiência foi caindo tristemente até o fim do show, em maio).
Um exemplo? Chega às livrarias A Ciência Médica de House – Volume 2, de Andrew Holtz. O autor nunca havia cogitado escrever uma “continuação” para o primeiro livro, mas ele fez tanto sucesso no Brasil que a editora Record o convenceu a fazer mais um.
O primeiro livro dava um excelente panorama do que era certo, errado ou curioso nos tratamentos médicos mostrados no show. (Salvou minha vida numa matéria que fiz, uns anos atrás, sobre os consultores médicos por trás de House, para a SUPERINTERESSANTE). E o novo volume segue na mesma linha, mas com margem para algumas ponderações bem curiosas – inclusive sobre a relação entre House e a recente reforma do sistema de saúde norte-americano, proposta pelo presidente Barack Obama.
Um médico conseguiria forjar tantas receitas médicas de Vicodin quanto o personagem vivido por Hugh Laurie? O programa contribui com informações falsas sobre temas polêmicos, como doação de órgãos? Isto e mais neste ótimo lançamento. Recomendadíssimo, especialmente para quem está órfão com o fim da série.