Clique e assine a partir de 5,90/mês

A maior ponte do mundo vista do espaço

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 31 out 1997, 22h00

Quando estiver pronta, em meados do ano que vem, ela terá 7 quilômetros de comprimento e vai flutuar 65 metros acima do Mar Báltico, no norte da Europa, pendurada em quatro pilares de 254 metros de altura cada um. Claramente visível do espaço, em fotos de satélite, a Storebaelt, conectando duas ilhas da Dinamarca, tomará o título de maior ponte pênsil do mundo da atual recordista, a Humbert, na Inglaterra. Isso porque a parte central da estrutura da Storebaelt, que fica presa aos pilares, sem sustentação por baixo, mede 1 624 metros. Ou seja, tem um vão 214 metros maior que o da construção inglesa. O projeto, patrocinado pelos governos dinamarquês e sueco, faz parte de um grande sistema viário planejado para interligar os dois países sobre o mar.

Aço tricotado

Os dois cabos que seguram a ponte são feitos de 18 648 fios metálicos e pesam 10 000 toneladas cada um.

Concreto no ar

A parte suspensa é uma estrutura de aço, oca, flutuando 65 metros acima do mar. Sobre ela estendem-se as pistas de concreto.

Visão orbital

A 940 quilômetros de altura, o satélite francês Spot mostra a construção ligando as ilhas dinamarquesas de Sprogo e Zealand, onde fica Copenhangue, capital da Dinamarca.

Apoio no alto

Pendurada aos cabos, a ponte tem seus pontos de apoio 254 metros acima da superfície, no alto de dois pilares gigantes.

Continua após a publicidade
Publicidade