GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A solução é o videogame

Saídas inspiradas nos jogos ajudam as empresas a aumentar a produtividade

Texto Jeanne Callegari

Na hora de melhorar a performance dos funcionários, os videogames têm sido grandes aliados. Grandes empresas, como Johnson & Johnson e Philips, já têm seus games. O pesquisador Byron Reeves é outro entusiasta da ideia. Para ele, os jogos são um ambiente propício para desenvolver habilidades como produtividade, liderança e colaboração. Isso porque eles são baseados em sistemas de recompensa: você executa a tarefa e é premiado. Com isso em mente, Reeves criou a Seriosity, empresa que implanta em companhias soluções inspiradas nos games.

A mais nova cartada da empresa é o Attent, que tem como objetivo reduzir o tempo perdido com e-mails inúteis. O ponto de partida do software é uma moeda inventada, o Serio. Na hora de enviar uma mensagem, o remetente atribui alguns Serios a ela, de acordo com a urgência da mensagem. Quanto mais Serios uma mensagem tem, mais importante ela é. Como cada funcionário tem um número limitado de moedas, eles precisam economizar, sob o risco de não ser lido quando for realmente necessário. Quem for direto às mensagens mais “ricas” deixa de lado as piadinhas inúteis (mas corre o risco de perder o churrasco da sexta).

QUER SER BEM-SUCEDIDO? FIQUE MAIS ALTO. PESAS MAIS ALTAS GANHAM MAIS E TÊM MAIS CHANCE DE SER PROMOVIDAS AOS CARGOS MAIS ELEVADOS.