PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A voz das mulheres fica mais grossa após a gravidez

Não é só culpa dos hormônios: vozes mais graves transmitem mais respeito em situações sociais, o que pode ser uma arma de defesa de mães de primeira viagem.

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 15 jul 2019, 12h24 - Publicado em 30 Maio 2018, 16h09

A gravidez é um bomba hormonal. Muda tudo no corpo de quem tem outra vida na barriga – inclusive a voz. Um novo estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que mães que acabaram de ter o primeiro bebê passam a falar com um timbre um pouco mais grave.

Os cientistas ficaram curiosos e realizaram esse estudo após boatos de que cantoras e atrizes teriam entrado no modo Darth Vader após a gravidez. Adele, por exemplo, chegou a afirmar que “soava como um homem” durante a gestação, o que a ajudou a cantar as difíceis notas graves do hit Skyfall – que lhe rendeu um Oscar. Nem a britânica nem as demais grávidas de plantão, porém, precisam se preocupar: a mudança é temporária. O efeito dura no máximo um ano após o parto, e a voz volta ao seu timbre normal depois desse período.

Estudos anteriores já mostravam que o timbre feminino pode mudar com a fertilidade, ao longo do ciclo menstrual e também com a menopausa. Mas alterações associadas à gravidez nunca haviam sido encontradas. “Descobrimos que a voz das mulheres se torna mais grossa e mais monótona depois de dar à luz. Uma boa explicação relaciona esse fato com as alterações hormonais: há uma queda acentuada nos níveis dos principais hormônios sexuais, o que influencia na dinâmica das pregas vocais e no controle da voz após o parto”, diz em comunicado Kasia Pisanski, líder do estudo.

Outra explicação plausível para o fenômeno é comportamental: sabe-se que pessoas com voz grave são julgadas como mais competentes, maduras e dominantes. A autora do estudo acredita que mulheres podem modular as próprias vozes justamente para soarem mais respeitáveis diante dos desafios da maternidade. Também entram na conta a fadiga mental e física e as mudanças no humor e na percepção do próprio corpo que vêm com a gravidez.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas acompanharam 20 mulheres de diversas áreas profissionais (cantores, atrizes, jornalistas e celebridades) por dez anos – 5 anos antes e 5 anos depois de engravidarem. Seus registros vocais foram gravados durante todo esse período, e guardados em arquivos. No total, os pesquisadores analisaram 634 clipes de entrevistas – resultando em 277 minutos de áudio.

O resultado mostrou que o tom de voz das mulheres engrossa, em média, 5% (mais que o intervalo entre duas notas de piano). O tom mais grave que elas conseguem alcançar também aumenta (viu só, Adele?). Como a voz de uma pessoa afeta significativamente a forma como ela é vista perante a sociedade, as mudanças pó-parto nas vozes das mulheres podem influenciar suas interações sociais. O próximo passo dos pesquisadores é testar se essa mudança influencia na maneira como as novas mamães são julgadas, mesmo que temporariamente.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.