GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Abençoado por Deus e bonito por natureza

Por que não há furacões, vulcões e terremotos no Brasil?

Sorte nossa. Na distribuição das massas de terra pelo planeta, o país se deu bem. Isso porque seu território está no meio de uma placa tectônica, os blocos em que a crosta terrestre se dividide. Terremotos e vulcões ocorrem em regiões onde uma placa encontra a outra. “Podem, contudo, haver pequenos tremores, causados por rachaduras, no meio da placa”, diz o geólogo Marcelo Assunção, da Universidade de São Paulo, mas não é o caso do Brasil. Aqui não há fissuras.

Os furacões ocorrem próximos da costa quando o calor da água dos oceanos, acima dos 26,5 graus Celsius, aquece e agita o ar, formando fortes ventos. E aqui também o Brasil se safa, pois no Atlântico Sul a temperatura é baixa. Como os furacões se deslocam de leste para oeste, e não de norte a sul, os que aparecem no Atlântico Norte (Estados Unidos e Golfo do México) não vêm para cá.

Sem vento ou tremor

A geologia e a meteorologia favoreceram o Brasil.

1. Furacão

O calor das águas dos mares do norte agita o ar e cria espirais de vento que se deslocam a 200 quilômetros por hora. No Atlântico Sul, o oceano está a uma temperatura menor. Não há formação de ventos.

2. Terremoto e vulcão

Tremores e vulcões ocorrem quando uma das placas que formam a crosta entra sob a outra. Nosso país, felizmente, está longe dessas emendas.