GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aconteceu em fevereiro

Enquanto esta edição era feita, a ciência produziu, e muito. Confira aqui as descobertas, dia a dia.

MICROBIOLOGIA – RG do HIV

Biólogos do Laboratório de Los Alamos, nos Estados Unidos, emitiram uma certidão de nascimento do vírus da Aids. Por meio de uma análise genética, deduziram que ele surgiu na África por volta de 1930, três décadas antes de o primeiro caso ser registrado no Congo Belga, em 1959.

ASTRONOMIA – Paixão marciana

Em pleno Dia dos Namorados, nos Estados Unidos, a Nasa, agência espacial americana, divulgou a foto deste platô em Marte. A forma lembra muito a de um coração em carta de amor. Acredita-se que a imagem ajudará a entender as erosões do solo marciano. O platô tem 250 metros de altura.

MEDICINA – Despedida

Morreu, com 89 anos, o cientista brasileiro Carlos Chagas Filho. Pesquisador médico destacado e ex-presidente da Academia Pontifícia de Ciência do Vaticano, ele teve papel central na reabilitação pela Igreja, em 1992, do astrônomo italiano Galileu Galilei (1580-1642). Era filho do sanitarista, de mesmo nome, que batizou a doença de Chagas no início do século.

CLIMATOLOGIA – Século quente

Nosso século foi o mais quente dos últimos 500 anos, informam cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá. Segundo eles, a temperatura média da Terra subiu 1 grau Celsius desde 1500, metade disso desde 1900.

GENÉTICA – Made in Brasil

Anunciado o fim do seqüenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa, que ataca grande parte dos laranjais do país. Foi o primeiro genoma decifrado no Brasil e o 24º no mundo. O trabalho vai ajudar a achar um remédio contra a praga.

GEOGRAFIA – Mapas melhores

O ônibus espacial americano Endeavour pousou na Flórida depois de onze dias tirando fotos do planeta Terra. O objetivo da bem-sucedida missão foi coletar imagens para fazer mapas topográficos do planeta trinta vezes mais precisos que os atuais. Ao lado, você vê uma das fotos do Endeavour, tirada de cima da Baía de Paranaguá, no Paraná.