Daniel Schneider
“A ideia de esquerda e direita desgastou-se a tal ponto que hoje só serve para fins obrigatórios, isto é, para acusar de politicamente incorretos aqueles que não são a favor do que julgamos ‘correto’.”
Roberto Campos, Economista brasileiro, em 1999.
“Sim. Não há nada mais ideológico do que a afirmação de que as ideologias estão em crise. De um lado estão aqueles que consideram que os homens são mais iguais que desiguais [esquerda]. De outro, os que consideram que são mais desiguais que iguais [direita].”
Norberto Bobbio, político e filósofo italiano.
“Sim, ainda existem direita e esquerda. E passo longe daquela besteira, infelizmente endossada por Norberto Bobbio, de que esquerdistas se preocupam mais com a justiça social e direitistas tendem a naturalizar diferenças. O Estado tem de ser eficiente para garantir direitos que permitam às pessoas competir. E isso supõe intervir com políticas públicas.”
Reinaldo Azevedo, colunista da Veja online.
“Damos um sentido de classe ao conceito de esquerda. As correntes do movimento operário podem ser chamadas de esquerda. Mas as candidaturas do bloco governista não; trata-se de um governo burguês.”
Opinião Socialista, jornal do PSTU, outubro de 2008.