Alho, pólen e urtiga
A receita do gel de cabelo é praticamente a de uma sopa bem temperada. Criada para tentar manter em pé aquele seu penteado nervoso
A GOMA – Polivinil Pirrolidona
Plástico. Taí o truque que as marcas de gel usam para fixar seu cabelo. O polivinil é um plástico fabricado em laboratório, a partir de petróleo. E também é o truque por trás dos laquês. Mas tem outra função: ajuda a fazer machucado sarar. Se misturado a iodo, forma um poderoso antisséptico, capaz de aniquilar micróbios. Por isso é muito usado pela indústria farmacêutica.
AS FLORES – Pólen
Se um batalhão de abelhas grudar em você, pode ser culpa do gel. É que ele tem pólen. Pólen de flor mesmo, do tipo que as abelhas gostam. Na verdade, a quantidade desses pequenos grãos amarelos é pouca no gel, então não há muito com que se preocupar. A função deles é deixar seus cabelos macios, graças ao estoque de vitaminas, proteínas e minerais que possuem. Essa mesma carga é usada em suplementos nutricionais.
A COMIDA – Extrato de allium sativam, gema de ovo, germe de trigo
Vai uma cabeça de alho para a sua cabeça? A piada é ruim, mas tem seu fundo de verdade… O alho tem ação adstringente e tira resíduos do cabelo. Por isso está no gel. É alho desodorizado – sob temperatura alta ou misturado a certos compostos, ele perde o cheirinho. Tem mais comida no gel: ovo, cheio da vitamina pantenol D – que previne a queda de cabelo – e germe de trigo, que garante vitamina E, responsável por manter a elasticidade dos fios.
A ENERGIA – Ginseng Brasileiro
Esse chega pra dar uma pilhada no seu cabelo. Na crença do povo e dos adeptos da medicina alternativa, o ginseng tem ação estimulante – e é usado até para revigorar a potência sexual. No entanto, não há estudos científicos que comprovem esse efeito. No gel, ele promete reanimar a cabeleira, fortalecendo os fios com nutrientes.
A ALERGIA – Urtiga
Folhas de urtiga têm ácido fórmico, uma substância capaz de deixar sua pele vermelha. E de provocar uma coceira braba. Já para os cabelos, a urtiga até faz bem. Ajuda a reduzira oleosidade. Por isso mesmo aparece bastante em xampus para cabelos oleosos.
Fontes Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia; Everton de Freitas, químico da Biotec Dermocosméticos; Fernando Dutra, professor da Universidade Cruzeiro do Sul; Liane Bender, professora da PUC-PR; Maria Valéria Velasco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e Maurício Pupo, diretor da Ipupo Consultoria. Hypermarcas, dona da marca Bozzano, e Provider, fabricante do gel, não quiseram se pronunciar.