Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Altura de vôo de um avião

Os aviões comerciais, que representam a grande maioria das aeronaves no céu, voam a altitude de cruzeiro, cerca de 11.000 metros. Essa é a altitude em que o avião consegue gastar menos combustível, pois o ar se torna menos denso e por isso oferece menor resistência.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 ago 1993, 22h00

Piera Utrera Alarcon, São Paulo, SP

Os aviões comerciais, que representam a grande maioria das aeronaves nos céus, voam a altitude de cruzeiro, cerca de 11 000 metros. “Essa é a altitude em que o avião consegue voar gastando o mínimo de combustível”, explica o engenheiro aeronáutico Mauricio Pazini Brandão, do Instituto Tecnológico da Aeronáutico (ITA), de São José do Campos, São Paulo; O avião queima combustível para vencer a resistência que o ar exerce sobre ele, chamada força de arrasto, e movimentar-se para frente. Essa força aumenta quando a velocidade de vôo aumenta e diminui à medida que se voa mais alto, pois o ar se torna menos denso e por isso oferece menor resistência. No entanto, não é vantajoso que a aeronave voe muito devagar porque cresce o tempo da viagem. Também não é econômico subir acima de 11 000 metros já que as operações de subida e descida gastam combustíveis. Abaixo de 11 000 metros, o ar é mais denso e a temperatura não é constante, o que pode aumentar a turbulência. Além disso, é mais fácil manter a pressurização (processo do ar semelhante à entrada na superfície da terra) da cabine do avião se ele voar em altitude de cruzeiro. Aeronaves não comerciais, que não têm como prioridade economizar combustíveis, como as militares, calculam sua altura de modo a alcançar facilmente seu objetivo, como interceptar outras aeronaves ou escapar dos radares.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.