GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

As estratégias do batedor de carteira

Entender como eles trabalham é o primeiro passo para se defender de roubos. Descubra táticas que vão do esbarrão às quadrilhas especializadas

1. DEBAIXO DOS PANOS
Com jornais ou casacos que escondem o movimento da mão, o batedor aproveita para roubar lugares que ficam longe do corpo e são menos sensíveis à vítima. Por isso, cuidado quando perder de vista um pedaço da sua bolsa ou mochila.

2. ATENÇÃO DISPUTADA
Aproveitando nossa dificuldade de prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo, um esbarrão serve para disfarçar a ação. O batedor utiliza o outro braço – invisível por alguns segundos para a vítima, que está virada de costas – para roubar.

3. ROUBO COLETIVO
Em grupo, o primeiro integrante para abruptamente na frente da vítima, que também se detém e recebe uma trombada do batedor, que efetua o roubo. Ele passa a carteira para um terceiro integrante do grupo, que se afasta rapidamente.

4. AJUDADO PELA VÍTIMA
Placas que avisam da existência de roubos, comuns em lugares movimentados, acabam ajudando os batedores. Porque, ao ver o aviso, as futuras vítimas checam o bolso onde guardam a carteira. E, com isso, indicam onde ele deve mirar.
 

AS SUAS ESTRATÉGIAS

 

Pegue-me, se puder
Use roupas que dificultam os roubos, como calças mais apertadas ou com bolso de botão. Para evitar volume nos bolsos, que atraem atenção, guarde carteira e celular na mochila. Se não usar mochila, deixe dinheiro e cartões em bolsos diferentes.

Paraísos do roubo
Cuidado na Europa. Segundo o portal Trip Advisor, o continente abriga muitos batedores, que aproveitam a distração dos turistas. Confira as cidades mais perigosas: 1. Barcelona / 2. Roma / 3. Praga / 4. Paris / 5. Madri

 

 

MATERIAL DE TRABALHO
Veja algumas ferramentas úteis na hora do roubo.

Navalha
Usada para rasgar bolsos ou mochilas. Ainda serve para cortar correntes de câmeras.

Pinça
Mais discreta, é usada para alcançar objetos em bolsos profundos sem chamar atenção.

Bebida
Depois que a vítima recebeu um banho com o líquido, o batedor oferece ajuda e aproveita para roubar.
 

Fontes Cassio Siqueira, fisioterapeuta da Faculdade de Medicina da USP; Techniques of The Professional Pickpocket, Wayne B. Yager; Pickpocketing for Magicians, Eddie Joseph; Did You See the Unicycling Clown?, Western Washington University.