GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Avatar, a trilogia?

Mesmo antes da estreia, James Cameron dizia ter material em sua cabeça para pelo menos mais duas sequências. Agora, com o sucesso, é certo que elas vão se materializar

Texto: Salvador Nogueira

Normalmente, mesmo quando um cineasta pensa em continuações para seu filme, ele guarda essa informação para si. Vai saber se ele irá atrair público suficiente para justificar um segundo longa-metragem.

No caso de Avatar, apesar dos gastos imensos com a produção, o criador e diretor James Cameron parecia suficientemente confiante para esboçar planos para mais filmes. Na verdade, ele chegou até a falar numa trilogia.

Bem, material para isso ele tem. Convenhamos: o filme termina com os humanos sendo humilhados e expulsos de Pandora por um bando de índios. Será que eles vão aceitar voltar com o rabo entre as pernas ou prepararão uma nova ofensiva? Essa é uma das perguntas que o filme deixa em aberto.

Além disso, a elaboração do universo de Avatar é tão detalhada que o cenário parece pronto para o início de uma nova franquia no cinema. E Cameron já declarou: “O arco que eu criei para os personagens poderia cobrir mais dois filmes”, complementando que as sequências seguiriam os passos de Jake Sully e Neytiri.

“Criar um universo é assustador”, disse George Lucas à revista The New Yorker. “Estou feliz que Jim esteja fazendo isso. Há apenas umas poucas pessoas no mundo que são suficientemente loucas para fazê-lo. Eu fiz com Star Wars, e agora ele está desafiando isso. É muito trabalho. Eu acredito que Jim vai levar isso mais longe do que qualquer um possa ter pensado.”

Agora, com o sucesso inquestionável de público e crítica, é certo que Cameron terá novas oportunidades para visitar o universo de Avatar. A grande questão é: quando? Bem, ele já está envolvido num outro projeto, com lançamento planejado para 2011. Com isso, é possível que a sequência de Avatar só venha a ocorrer por volta de 2013. Você aguenta esperar até lá?