GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Banho de jogos

Uma loja paulistana equipa quem gosta de passar o tempo de maneira criativa.

Jogo & Arte – loja de produtos lúdicos industrializados e artesanais.

Os rústicos que nos desculpem, mas o prazer de jogar é muito maior quando se tem à disposição equipamentos apropriados. Nada contra tabuleiros, peças e fichas improvisados. Eles são ótimos para quem quer experimentar novos jogos. Mas algumas criações lúdicas perdem completamente a graça sem os componentes adequados. Uma aposta de pôquer fica irremediavelmente ridícula quando se usam feijões como fichas. E o que dizer de peças de dominó que não se deixam segurar nas mãos, em grupos, nem param em pé sobre a mesa? Ou dos baralhos cujas cartas se “embaralham” tão bem que começam a entrar umas dentro das outras?

Para além da graça da mecânica lúdica, há todo um conjunto de fatores – visuais, táteis, auditivos e, em alguns casos, até olfativos – que compõem a dimensão estética típica de cada jogo. Não adianta: um xadrez com peças de plástico não tem o mesmo encanto que outro, torneado em madeira nobre.

O mercado brasileiro oferece artigos de qualidade para os jogos conhecidos. Mas, quando se trata de um repertório mais sofisticado, a oferta é quase nula. Por essa razão, os aficionados guardam com carinho uns poucos endereços. Um deles é Rua Joaquim Antunes, 84, São Paulo, SP, onde fica a Jogo & Arte, loja repleta de equipamento de bom gosto, parte industrializada, parte produzida artesanalmente.

Lá se pode comprar tabuleiros entalhados ou gravados para luta na selva, xadrez chinês, tablut, shogi e vários outros. Algumas peças, de metal fundido, têm desenhos baseados nos originais que repousam em museus ou coleções particulares. Há também quebra-cabeças como o solitaire. Os telefones da Jogo & Arte são 011 853 5392 e 011 853 9574 (fax). Para quem não está em São Paulo, a loja remete os pedidos pelo correio mediante o pagamento da entrega.

Soluções

Cuco

Os ponteiros nunca se encontrarão com as posições trocadas simultaneamente: quando o menor estiver exatamente sobre o nove, o maior estará sobre o doze.

Muamba

O freguês comprou quatro artigos de 17 reais, mais dois de 16.

Álbum

Se uma foto do pai tem de estar entre duas da mãe, então ela deve ocupar os espaços 2, 3, 5 ou 6. Mas é impossível o pai estar em 2, pois em 1 e 4 teria de haver fotos da mãe e não haveria como uma delas estar entre retratos da irmã. Por motivos que você vai descobrir sozinho, a foto do pai só pode estar em 6. Em 4, 5 e 7 estão as da mãe. A do cachorro está em 1. E nos espaços 2, 3 e 8 há fotos da irmã.

Realidade

Num primeiro momento, os três sábios riram ao ver a sujeira sobre a cabeça dos outros dois. Porém, um deles (podemos chamá-lo de Ming) logo percebeu que, se ele próprio não estivesse sujo, qualquer um dos outros dois (por exemplo, o Ling) raciocinaria assim: “Como Ming não está sujo, Ping só pode estar rindo de mim” – e isso faria Ling parar de rir imediatamente. Como ninguém parou, Ming, que era o mais rápido, concluiu que também havia sido alvejado.