PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como enfrentar a ressaca

Após uma noite de excessos, você vai acordar se sentindo mal – fraco, enjoado, com dor de cabeça. A ressaca não falha. Mas você pode não se render a ela.

Por Aurelio Amaral
Atualizado em 17 fev 2023, 16h58 - Publicado em 2 out 2017, 17h59

Antes de beber

antes
(Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Coma peixe ou frango com arroz

Barriga cheia atrapalha a absorção do álcool e ajuda a ficar menos bêbado. Coma peixe ou frango com arroz integral. Esse prato inclui proteínas e carboidratos complexos, que demoram para ser digeridos.

2. Não tome remédio

Sabe aqueles remédios do tipo “um antes, outro depois”? Evite. “Eles contêm cafeína, que é estimulante e pode acabar fazendo a pessoa beber mais”, diz Alfredo Salim Helito, clínico-geral do Hospital Sírio-Libanês.

Durante a bebedeira

durante copy copy
(Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Prefira bebidas claras

Um estudo alemão provou que as bebidas escuras contêm mais metanol – que provoca uma ressaca mais dolorosa que o álcool comum (etanol).

2. Mas fuja do espumante

Ele tem bastante álcool (10%) e gás – que faz o corpo absorver álcool 35% mais rápido. Você ficará mais bêbado, e terá mais ressaca.

Continua após a publicidade

3. Carboidrato rápido

O álcool atrapalha a produção de glicose, deixando você mal nutrido. Para compensar, coma batata cozida, ou algo feito de farinha branca, como um salgado. Ela tem carboidratos de rápida absorção, que elevam a glicose.

4. Fez xixi? Beba água

Uma das causas da ressaca é a desidratação (ela faz o cérebro literalmente encolher, provocando dor de cabeça). Uma caipirinha de 250 ml, por exemplo, pode fazer você urinar até 1 litro. Beba um copo d’água sempre que voltar do banheiro.

Compartilhe essa matéria via:

Depois do pileque

depois
(Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Se estiver com muita dor de cabeça…

…pode tomar um ibuprofeno ou dipirona. Evite aspirina, que irrita o estômago, e analgésicos com paracetamol – combinados ao álcool, sobrecarregam o fígado.

Continua após a publicidade

2. Ande um pouco

A atividade física acelera o metabolismo – e a eliminação do álcool. Se você conseguir, dê até uma corridinha: isso fará o corpo liberar endorfina, um analgésico natural que promove o bem-estar.

3. Beba um suco

De preferência de melancia (porque contém 90% de água) com gengibre. “O gengibre é a melhor pedida contra o enjoo”, diz a nutricionista Manuela Dolinsky, da Universidade Federal Fluminense.

4. Coma um ovo cozido

Ele contém cisteína, um aminoácido que ajuda o corpo a se recuperar – porque anula o acetaldeído, um subproduto tóxico do álcool que é o principal responsável pela sensação de ressaca.

Fontes: Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês; Bianca Beatrice Nobrega Mancio, do Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Manuela Dolinsky, professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF); National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism; Universidade Northwestern de Chicago; Universidade Stanford; Universidade Livre de Berlim; Universidade de Toulouse.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.