GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como erguer uma casa numa ilha deserta

Vai que um dia você vai parar em uma ilha deserta... Não adianta ter decorado os episódios de Lost. Para sobreviver, tem que ter disposição e habilidade.

Escolha um bom terreno

Chegando ao seu novo lar, sacuda a areia, cuspa a água salgada e mãos à obra: a primeira coisa a fazer é escolher um lugar abrigado de ventos e chuvas. O local deve ser plano e não fazer parte de um corredor de escoamento de água pluvial. Se você estiver no hemisfério sul, deixe a entrada da casa virada para o norte: assim você fica protegido do vento sul, mais frio.

Fundação

Faça 4 buracos fundos no chão e, em cada um deles, finque um tronco de árvore. Assegure-se de que as colunas estejam bem presas ao chão, senão a casa pode cair.

Piso

A meio metro do chão, amarre 4 troncos em 90 graus com as colunas. Distribua outros troncos – bambu é um bom material – sobre essa base até obter uma espécie de “assoalho”. Para dormir com o mínimo de conforto, forre o chão com folhas.

Parede

Construa 3 paredes (a 4ª face da casa deve permanecer aberta) com galhos mais finos, porém resistentes. Amarre-os com cipós ao piso e ao teto.

Teto

Faça a base de seu telhado com galhos finos amarrados com cipós. Sobre ela, coloque folhas de plantas como palmeira ou bananeira e amarre tudo outra vez: você não vai querer que a primeira brisa deixe você sem teto.