Como fazer uma apresentação
Desde que transformou os lançamentos de produtos em shows, o empresário passou a ser imitado por executivos de todo o mundo
Interaja com a tela
Steve Jobs seguia a lei dos 10 minutos: depois desse tempo, a atenção das pessoas se dispersa rapidamente. Por isso, ele interagia com o telão, usava slides curtos e objetivos (sem bullets ou cara de Power Point) para reforçar sua mensagem e inseria, em suas apresentações, os vídeos publicitários de seus produtos.
Conte uma boa história (e repita a mesma roupa)
Cada apresentação tinha um enredo: descrevia um cenário, trazia à tona um problema (identificando um vilão a ser derrotado) e trazia a solução. Para reforçar a identificação com o público, ele sempre se vestia do mesmo jeito.
Ensaie muito
Detalhista, Steve jamais improvisaria em um momento tão importante. Cada show demorava meses para ficar pronto e era ensaiado (e filmado) várias vezes. Um slide que demorasse 5 segundos a mais do que o previsto para aparecer deixava Steve maluco: podia ser o suficiente para uma frase perder o impacto.
Tenha Cuidado com os detalhes
A iluminação do palco tinha que ser fiel à cor determinante de um lançamento. Quanto ao palco: em relação à plateia, Jobs sempre parecia ter 3 m de altura. Nunca cruzava os braços nem colocava objetos entre ele e a audiência. Olhava com segurança dentro dos olhos das pessoas e gesticulava sem chamar a atenção demais para suas mãos.
Traga seus amigos
Em 2005, a cantora Madonna apareceu, via webcam, para contar que seus álbuns estariam disponíveis no iTunes. Em 1999, quem começou a apresentação foi o ator Noah Wyle, que interpreta Steve no filme Piratas do Vale do Silício. Ah, e elogios recorrentes a si mesmo e ao produto funcionam.
Fale (muito) bem de si mesmo
Com frequência, a plateia ia ao delírio: aplaudia, ria, chorava, gritava. “A audiência não liga para produtos. As pessoas se importam consigo mesmas”, dizia. “Ele transformava a apresentação em uma experiência religiosa”, afirma Carmine Gallo, autor de Faça Como Steve Jobs (Lua de Papel, 2010).
Transforme ideias em slogans
Um executivo tradicional diria o seguinte sobre o MacBook Air: “Mede 0,4 centímetros em seu ponto mais fino”. Jobs foi direto: “É o mais fino notebook do mundo”. Também repetia um slogan de impacto. Para o iPod, era “1000 músicas no seu bolso”.
Faça surpresas
Ficou famoso o momento em que Jobs dizia, como quem não queria nada: “Ah, e mais uma coisa”. E pronto, lançava uma bomba. Ele esperava o momento certo de divulgar notícias importantes, e alternava o tom de voz e o ritmo das frases. Suas pausas dramáticas deixavam a audiência em suspenso.
“Não se deixem aprisionar por dogmas”
Trechos do discurso aos formandos da Universidade de Stanford, em junho de 2005
“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando.”
“O tempo de que vocês [formandos] dispõem é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas – isso significa viver sob os comandos do pensamento alheio. Não permitam que outras vozes superem sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições. Eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”