GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões: De Tito a Tite

O que separa o revolucionário iugoslavo do atual treinador da seleção brasileira?

Tito

Josip Broz Tito lutou contra os russos na 1a Guerra Mundial – derrubando o czarismo – e se aliou a eles na 2a Guerra. À época, Tito liderava os partisans, guerrilheiros resistentes à ocupação nazista no Leste Europeu. Ao fim do conflito, virou primeiro-ministro e depois presidente da…

 (Divulgação/Reprodução)

Iugoslávia

Criada em 1918 como Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, só virou Reino da Iugoslávia em 1929. Com o fim da Guerra Fria, a então república socialista se dissolveu em 1991. Desde então, originou os atuais Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Sérvia e…

 (Divulgação/Reprodução)

Croácia

A terra natal de Tito foi uma das primeiras repúblicas iugoslavas a se tornar independente. A partir dos anos 2000, viu o turismo decolar por causa de suas praias, castelos e florestas exuberantes. Na Copa do Mundo de 2014, a seleção croata fez o jogo de estreia contra o anfitrião Brasil na…

 (Divulgação/Reprodução)

Arena Corinthians

O popular Itaquerão custou R$ 1,2 bilhão – contra R$ 820 milhões previstos no orçamento inicial – e o financiamento junto ao BNDES só será quitado pelo Timão em 2028. O estádio foi palco das mais recentes conquistas do treinador…

 (Divulgação/Reprodução)

Tite

Apelido de Adenor Leonardo Bachi, técnico da seleção brasileira. No Itaquerão ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015 pelo Corinthians e assegurou o Brasil na Copa de 2018, sediada na Rússia – que também foi campo de batalha para Tito.