Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De quem é o RG nº 1?

Dono da bola é dono da bola: o detentor do primeiro registro geral foi também o responsável pela implantação do serviço no Brasil

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 26 jul 2012, 22h00

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

BUROCRACIA COM O DEDÃO
Fora a conclusão de que cada região do Brasil usa um sistema diferente, tenho uma dúvida: de quem é o RG nº1?

Ricardo Araki
São Paulo, SP

Edgar Costa é o nome dele. Diretor do Gabinete de Identificação e de Estatística da Polícia do antigo Distrito Federal, atual Instituto de Identificação Félix Pacheco, no Rio de Janeiro, ele instituiu o RG em 1907. É o que diz Márcio Pereira de Carvalho, diretor da tão tradicional instituição. E, como você concluiu, cada unidade federativa tem uma numeração própria. Está achando que burocracia é bagunça?

FÍSICA COM A BOCA
Por que nossa voz fica tremida ao falar na frente do ventilador?

William Loeser Severino
Palotina, PR

Além de ventinho, o ventilador gera ondas sonoras. Quando você não tem mais o que fazer e fica falando na frente dele, as ondas da voz se propagam na direção contrária às do ventilador. Davi Akkerman, presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, diz que isso causa o mismatch, nome bacana para o desencontro entre as ondas. “O vento também contribui para a distorção da voz, pelo fato de ser uma vibração que influencia no som”, diz. Assim, o ruído do ventilador e a influência do vento na propagação das ondas contribuem para distorcer sua bela voz.

ETIMOLOGIA COM O DEDO
Como surgiu o gesto obsceno com o dedo médio das mãos?

Continua após a publicidade

Tiago Vasselo
Torrinha, SP

Alguns antropólogos acreditam que o gesto tenha mais de 2 mil anos. Segundo Paulo Sergio de Camargo, especialista em linguagem corporal, na Grécia antiga ele se chamava katapugon (homem que se submete à penetração anal). Quando a ofensa chegou a Roma, com o nome de digitus impudicus (dedo imprudente), espalhou-se para os países dominados. O Império Romano caiu. Mas o dedão continua aí de pé, firme, forte e simpático.

QUÍMICA SEM AS MÃOS
Se um caminhão contendo ácido sulfúrico tombar na estrada, ela pode derreter?

Emerson Furtado
Belém, PA

Não. O ácido sulfúrico corrói somente ferro, zinco, cobre e tecidos orgânicos vivos ¿ tipo você. Portanto, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em caso de derramamento do produto, a estrada, pavimentada ou não, não derrete. Quando há vazamento, para evitar contaminações, a Cetesb neutraliza o ácido com cal hidratada, um composto básico, sobre o produto.

ARTE COM A MÃO
Caro Oráculo, essa é difícil. Por que o quadro O Grande Masturbador, de Salvador Dalí, tem este nome?

Celso Camargo
Sapé, PB

Porque é um autorretrato e Dalí era um masturbador de mão cheia. PAM! É o que explica Cathérine Millet, diretora da revista francesa Art Press e uma das maiores especialistas do mundo na obra do pintor espanhol. Para Millet, a figura feminina no quadro é o sonho do homem cujas pernas se destacam na tela – o próprio pintor. “Mas, à moda de Dalí, cada um pode ver o que quiser”. O pintor tinha traumas sexuais, que são recorrentes em sua obra. Especialistas atribuem a origem disso a um presente de seu pai: um livro com fotos de órgãos genitais com doenças venéreas em estágios avançados. Ele queria lhe dar uma aula de educação sexual. Prêmio de pai do ano já.

Continua após a publicidade
Publicidade