Clique e assine a partir de 8,90/mês

Dhammapada

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Siddharta Gautama, o Buda

NOME ORIGINAL_Dhammapada (Índia)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Palas Athena; 2000


DO QUE TRATA

O Dhammapada (algo como “o caminho da virtude”, na língua páli) é uma coletânea de provérbios que o próprio Buda teria proferido ao longo de sua vida de pregação. Numa linguagem simples, ensina que somente os próprios indivíduos podem se ajudar, incentivando o esforço pessoal. Sua mensagem principal trata da bondade em relação a todos os seres e da pregação da não-violência.

Continua após a publicidade

QUEM ESCREVEU

O livro contém os ensinamentos de Siddharta Gautama (560 a.C.-480 a.C.), o Buda, um príncipe que viveu na região da fronteira entre o Nepal e a Índia. Segundo a tradição, aos 29 anos ele deixou a vida palaciana para viver na floresta praticando a meditação até alcançar uma experiência religiosa que chamou de Iluminação. Passou a ser conhecido como Buda e viveu transmitindo seus ensinamentos a uma legião de discípulos.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Mais de 2000 anos depois de escrito, o Dhammapada ainda hoje influencia o modo de vida de milhões de pessoas no mundo. O budismo é adotado como religião de grande parte da população dos países asiáticos.

Continua após a publicidade

 

Publicidade