GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Do aipim ao iPod

Fabio Marton

Aipim
Também conhecido como mandioca, esse tubérculo se originou no Brasil central, espalhou-se pela América e foi levado pelos portugueses à África. O aipim é fácil de plantar e rico em carboidratos. Mas precisa ser muito bem cozido porque contém, especialmente em uma variedade chamada brava, os glicosídeos linamarina e lotaustralina. Que reagem para criar…

Cianureto
O ácido cianídrico ou cianureto de hidrogênio (HCN) é tão venenoso que foi usado, na forma de gás, para executar os prisioneiros dos campos de concentração nazistas. O cianureto se liga ao sangue e impede que ele transporte oxigênio para as células, levando a uma morte rápida. Suicidaram-se com cianureto Adolf Hitler e também um de seus maiores adversários, o matemático…

Alan Turing
Considerado o pai da ciência da computação, Turing ajudou os britânicos a decifrar as comunicações nazistas durante a 2a Guerra Mundial. Mas em 1952, caiu em desgraça: como era homossexual (o que na época era crime), ele foi processado e tratado à força com hormônios. Tudo isso levou Turing a se matar em 1954, aos 41 anos. Desde 1966, esse mártir nomeia o principal prêmio do mundo da tecnologia. É o Prêmio Turing, que em 2004 foi dado a…

Vinton Cerf e Robert Khan
Eles criaram o TCP-IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), o idioma digital usado para trocar dados na internet. Ela foi inventada para transmitir textos e e-mails, mas no começo do século 21 se deixou invadir por outro tipo de arquivo: músicas, que as pessoas começaram a baixar e compartilhar. Uma tendência mundial, que se consolidou com o lançamento do…

iPod
Com um design revolucionário e capacidade para 1 000 músicas, ele chegou arrasando em 2001: a Apple produziu mais de 160 milhões de unidades do aparelho, que virou um ícone cultural. E poluiu o mundo: num ranking feito pelo Greenpeace, a Apple levou nota baixa porque utiliza excesso de substâncias tóxicas na fabricação de seus produtos. O iPod, como o aipim, tem um veneninho dentro.