PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Encha o tanque de hidrogênio

O combustível mais abundante que existe está nos mares. É o hidrogênio, que, com o oxigênio, forma a molécula de água. Veja como ele poderá mover os carros do futuro.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 jan 2000, 22h00

André Santoro, do Rio de Janeiro

Em forma gasosa, o hidrogênio é o combustível perfeito. Ele pode ser extraído facilmente de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água. Seria perfeito se não fosse um detalhe. Não dá para usar em carros porque é difícil de armazenar com segurança: ao menor contato com o ar ele explode.

Mas, agora, pesquisadores brasileiros e franceses descobriram uma solução: estocar o gás entre os átomos de um metal sólido, usando-o como “tanque de combustível”. Para colocar essa idéia sobre rodas, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro associou-se à empresa francesa Renault. Eles estão testando uma liga metálica especialíssima e secreta. “Nosso desafio é guardar cada vez mais hidrogênio em quantidade cada vez menor de metal”, explica o engenheiro Paulo Emílio de Miranda, coordenador da pesquisa. “E estamos avançando.”

asantoro@abril.com.br

Algo mais

Continua após a publicidade

O hidrogênio representa 1% da massa da Terra. Em toneladas, essa quantidade se escreve com o 7 seguido de vinte zeros. Um milésimo desse total está em minerais e o resto na água. O peso do hidrogênio na forma de H2O, em toneladas, é o número 14 seguido de dezessete zeros.

Fim da fumaça preta

Para usar o hidrogênio com segurança, os pesquisadores o encerram entre os átomos de uma barra metálica.

Fora do carro

1 – Super-resfriamento

A liga de metal líquido, esquentada à temperatura de 1 000 graus Celsius, cai sobre uma roda de cobre e é resfriada à incrível velocidade de 1 milhão de graus por segundo. Você vai ver adiante por que isso é importante.

Continua após a publicidade

2 – Estocado num bloco

Ao esfriar, a liga sai do aparelho em tiras que, em seguida, podem ser moldadas na forma de um bloco compacto. Ele servirá como tanque de combustível para o hidrogênio.

3 – Esponja para o gás

Agora vem a parte mais interessante. A liga, como se fosse uma esponja, absorve o hidrogênio gasoso, injetado sob altíssima pressão. Veja abaixo como é o processo.

4 – Espaços ocupados

Continua após a publicidade

O resfriamento, por ser ultra-rápido, deixa o metal cheio de buracos microscópicos. Aí o gás se instala. Os vazios entre os átomos da liga (à esquerda) não existem em um metal convencional (à direita).

Dentro do carro

5 – Tanque quente

No carro, já com o reservatório instalado, quando o motorista gira a chave, a bateria esquenta o tanque a 30 graus Celsius. O calor expulsa o hidrogênio do metal, empurrando-o até um gerador, onde sua força é aproveitada.

6 – Força elétrica

Continua após a publicidade

No gerador, o gás do tanque combina-se com o oxigênio do ar, numa reação que gera água e grande quantidade de eletricidade. É ela que faz o motor girar e põe o carro em movimento.

7 – Água na descarga

A reação deixa apenas um resíduo inofensivo e limpo: a água formada pela união dos dois gases. Nada de fumaça preta no cano de escapamento.

Ficha técnica

Autonomia 300 quilômetros

Continua após a publicidade

Velocidade máxima 120 quilômetros por hora

Capacidade do tanque 5 quilos de hidrogênio

Previsão de lançamento 2008

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.