GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Entenda o mundo

Editorial da edição de fevereiro da SUPER

Denis Russo Burgierman, diretor de redação

Enquanto você lê estas mal-traçadas linhas, à sua volta, uma quantidade astronômica de informação é produzida. Não se consegue mais um momento de sossego sem ouvir um “bip”: é uma notícia sendo divulgada, um filme sendo lançado, um livro sendo publicado, uma foto sendo tirada, uma mensagem sendo enviada, um novo vídeo, uma nova ideia, uma nova teoria, um desastre, uma descoberta, uma invenção. Todo dia, toda hora, todo minuto, todo segundo. Quem lê tanta notícia?

Bom… Nós, aqui na SUPER, tentamos.

Nosso trabalho é esse. Todo mês, engolimos toda a informação que conseguimos encontrar. Digerimos tudo e trabalhamos como loucos para transformar essa infinitude desconexa em textos e imagens que dizem muito com muito pouco. Aí tentamos entregar a você, por meio de revistas, livros e sites, só aquilo que interessa. Só aquilo que você precisa saber para não se afogar neste oceano onde as gotas são bits de informação.

Honestamente, eu não sei como faríamos esse trabalho sem o Alexandre Versignassi. O Versi é uma máquina de processar informação. Com mais de dez anos de SUPER nas costas, ele pensa a revista com a mesma naturalidade com a qual amarra os sapatos. Vá tomar um café com ele e você levantará da mesa com umas vinte ideias de pauta, sobre qualquer assunto concebível, dos mais respeitáveis aos mais sórdidos.

É o Versi quem comanda nossa cada vez mais ambiciosa operação de edições especiais. Só neste comecinho de 2013, já lançamos três delas, sobre assuntos que não poderiam ser mais diferentes um do outro: milagres, Anderson Silva e a saga Guerra dos Tronos. Foi ele também que comandou a revista durante a transição na direção, antes de eu chegar – acumulando essa função com a edição dos especiais e dos livros da SUPER.

Agora você também pode ter o privilégio de papear com o Versi no dia a dia, sem ter de esperar a revista chegar uma vez por mês. Todas as semanas, pelo menos, ele vai publicar um post no seu novo blog Crash, cujo nome foi emprestado do seu ótimo livro Crash – Uma Breve História da Economia, um relato delicioso de um assunto geralmente tão árido.

O blog do Versi vai falar, sim, de economia, assim como dos outros grandes sistemas invisíveis que comandam nossa vida sem que nos demos conta. Mas vai fazer isso com graça, com leveza, com bom humor – como é do seu estilo e como serão todos os blogs que pretendemos criar nos próximos meses para aumentar o QI médio da blogosfera brasileira.

Trata-se de mais uma iniciativa nossa para ajudar você a entender o mundo no meio de tanta complexidade. Não sei você, mas eu não vou perder de jeito nenhum.

Anote aí o endereço: super.abril.com.br/blogs/crash

Grande abraço!