GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Faça você mesmo: Carta do Editor

Sérgio Gwercman, redator-chefe

“Sabedoria das multidões” (1) é uma dessas teorias de sucesso na era da internet 2.0. O nome é pomposo, parece até conselho de vô, mas define um conceito simples: um exército de leigos pode tomar decisões muito mais corretas que um especialista trabalhando só. Em outras palavras, várias cabeças pensam melhor que uma – ainda que de um lado estejam moleques e do outro um expert. É uma idéia poderosa, que está por trás de iniciativas ge­niais na web. Pense Wikipedia, con­teúdo colaborativo, software livre.

Lembrei da sabedoria das multidões quando a comunidade da Super no orkut começou a criar listas inspiradas no nosso 5 Luxos e 1 Lixo. O conteúdo produzido ali por centenas de pessoas muitas vezes supera as entrevistas com especialistas que publicamos na seção. E isso me fez perceber que o 5 Luxos ficou obsoleto na revista. Assim, ele deixa de ser publicado a partir desta edição. Ou melhor: passa das nossas para as suas mãos. Cuide bem dele!

Há um detalhe nessa transição: para muita gente que faz jornalismo no papel, é assustador conviver com o mundo digital. Aqui na Super, porém, encaramos esse momento cheios de entusiasmo. A internet só nos faz uma revista melhor e mais relevante – há mais recursos para escrever nossas reportagens, assuntos a explicar e informação para você conhecer. E, se é verdade que as multidões podem produzir coisas bacanudas, especialistas não serão substituídos por nerds do ensino fundamental. Pelo contrário. Quanto mais as multidões avançam, melhor os experts se saem. Nos últimos anos, por exemplo, foi lançada uma enxurrada de livros sensacionais que tentam explicar o que se passa no planeta. De O Mundo É Plano, clássico instantâneo sobre a globalização, a O Vulto das Torres, análise perfeita da Al Qaeda. Tão bem recheadas estão as livrarias que resolvemos editar o especial 122 Livros para Entender o Mundo – uma lista fundamental para atualizar sua pilha de cabeceira (2). Não quer enfrentar todos? Sem problema: a gente explicou o que cada um tem de im­portante.

Por fim, um pedido: tanto fizeram piada com minha foto que eu tirei um retrato novo. Não é lá essas coisas – infelizmente, o Photoshop ainda não tem o comando “fazer milagre”. Mas, por favor, seja gentil comigo desta vez!

Um grande abraço.