GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Fitas, desditas y otras cositas

Chá de fita cassete dá barato? Ouvi falar disso na escola.
Henrique Celso, Rio de Janeiro, RJ

Não sei o que é mais surpreendente: que alguém queira ficar doidão com esse chá ou que ainda existam estudantes que saibam o que é fita cassete. Bem, de acordo com os hippies das feiras de artesanato, o bagulho é nervoso. Mas, segundo a perita criminal e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas Silvia Cazenave, autora de estudo sobre o tema, o chá não é alucinógeno. Mesmo o chumbo, apontado por usuários como o responsável pelas viagens, só daria barato em uma quantidade muito maior do que o encontrado no chá de fita. Pelo jeito, é papo de quem exagerou em outras substâncias.

Adoro ficar assobiando em casa, principalmente a trilha sonora de Dexter, mas minha mãe vive dizendo que essa prática atrai cobras. É verdade?
Paulo Henrique Gurgel Silva, Acopiara, CE

Você pode assobiar, buzinar, até chamar de “LL Cool J” que a cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto. O que desvenda outro mistério: o encantador de serpente faz a naja sair do cesto não por sua bela música, mas pelo movimento da flauta. “Ele aproveita o instinto da cobra naja, que, ao se sentir ameaçada, se ergue e abre o capelo (aquelas abinhas na cabeça)”, diz Puorto. Ficamos à disposição caso o Sindicato dos Encantadores de Serpentes queira se manifestar.

A bandeira da China é vermelha por causa do comunismo. Mas por que tem 5 estrelas?
Fernando Gomes de Freitas Júnior, Recife, PE

Por causa dos excelentes serviços hoteleiros – não, brincadeira. Não há explicação oficial, mas a versão mais aceita é de que a estrela maior é o Partido Comunista e as 4 menores representam as classes sociais mencionadas por Mao Tsé-tung em alguns de seus textos: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural. Há mais um detalhe, apontado por Kevin Tang, diretor da Câmara de Comércio Brasil-China: “As estrelas menores apontam para o centro da grande estrela. Isso simboliza o alinhamento do povo com o partido. Ao contrário da bandeira brasileira, onde o lema ‘Ordem e Progresso’ não é bem seguido, lá você pode ter certeza de que o PC é central. E ai de quem não obedecer”.

Quem nasce nas cidades-satélites de Brasília deve ter na carteira de identidade que local de nascimento?
Mauro Peixoto Alves, São Francisco, Califórnia, EUA.

Quem nasce em Taguatinga, Gama ou qualquer uma das 29 regiões administrativas de Brasília é natural de Brasília. Isso porque as cidades-satélite são, oficialmente, bairros da cidade. Conforme o doutor em desenvolvimento humano e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo, o termo “cidade-satélite” aparecia inclusive no projeto de Lúcio Costa, mas deixou de ser usado oficialmente.

Já há movimentos que defendem a transformação das regiões administrativas em municípios, mas – por enquanto, é só um debate. Tenho 12 anos e sou fã da SUPER desde os 5. Como surgiram os Transformers?
Guilherme de Oliveira, Jequié, Bahia.

Parabéns pela alfabetização precoce e bom gosto. Os Transformers são do planeta Cybertron e… Ah, na vida real. Os robôs que viram veículossurgiram no Japão, nos anos 70, sendo relançados nos anos 80 nos EUA, junto com HQs e desenhos animados. Mas só nos filmes do século 21 cumpriram sua missão: revelar Megan Fox ao mundo.