GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Frases e fotos

Talento - jogo para três a seis participantes, produzido pela Manufatura de Brinquedos Estrela S.A.

Uma imagem vale por mil palavras, mas estas são capazes de transformar as imagens – basta que sejam as palavras certas. Uma simples frase pode subverter completamente o sentido de uma foto, como bem sabemos os publicitários. Talento é um novo jogo de sociedade que utiliza esse poder, mesclando bom humor e criatividade com uma mecânica leve de despretensiosa. O equipamento é composto basicamente por um conjunto de 75 fotos coloridas, 400 cartas com frases e seis cartões identificadores.

As fotos são bem variadas, desde cenas bastante comuns até situações surrealistas, com forte predominância do cômico. As cartas são uma coleção de slogans, chavões, ditados populares e frases feitas. O objetivo como se pode despreender, é propor os melhores casamentos de texto com a imagem. Como isso funciona? Cada jogador, identifica desde o inicio com um cartão colorido, sempre dispõe de cinco frases, entre as quais devem escolher aquela que, na sua opinião, melhor se ajusta a uma foto exposta. Todos fazem isso simultaneamente e em segredo.

Para tanto, prendem seus cartões colorido no verso das cartas que escolhem, com auxilio de chipe plástico. Um dos participantes recolhe as cartas selecionadas, embaralha e as coloca num display onde a cada um corresponde um numero. Então, todos lêem as propostas e votam na melhor, voto secretissimo. Feita a apuração, que propôs a frase vencedora ganha dês pontos e quem votou nela, cinco, Pode-se votar na própria frase e, se ela for escolhida, isso rendera quinze pontos. Anotados os lucros, e exposta uma nova foto e assim por diante, ate que alguém alcance 50 pontos e vença. Talento e um jogo muito simples, ideal para reunir um grupo descontraído, não disposto a se envolverem complicado embates cerebral. Ele funciona tanto melhor, quanto mais sinceros forem os jogadores em seus votos (se todos votassem teimosamente em suas próprias frases, o jogo se bloquearia). Grande parte de sua graça reside na novidade das fotos. Por isso, evite que elas sejam vistas antes da partida. Depois que se tornarem demasiado conhecidas, pode-se recorrer a uma revista ilustrada ou a caixa de fotografias da família – uma possibilidade não citada nas regras, mas provavelmente muita divertida.