Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Jogo Interpol sacode a sonolência

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 21 nov 2009, 22h00

Interpol  – Jogo para 3 a 6 jogadores fabricado pela GROW Jogos e Brinquedos S.A.

Os jogos cuja mecânica demanda um esforço de colaboração entre os jogadores, além da simples competição, são bastante raros. Pior ainda: grandes partes das tentativas neste sentido tem resultado em jogos onde uns cooperam com os outros e todos lutam contra o sono. Interpol sacode essa sonolência e da mais uma demonstração de que, com inteligência e criatividade, não há limites para a invenção de jogos originais, sejam de que tipo forem.

Interpol foi lançado na Alemanha por Otto Maier Verlag Ravensburg, uma das mais respeitadas editoras de jogos de todo o mundo, e ganhou em 1983 o prêmio de Jogo do Ano segundo a critica especializada. A versão brasileira é de muito bom nível, inclusive superando a tampa original com uma linda ilustração de Jaime Cortez.

Em Interpol um dos jogadores atua como Mister X, um refinado assaltante procurado pela policia, enquanto os demais representam os detetives. O tabuleiro mostra um mapa de Londres com a indicação dos meios de transporte disponíveis em casa rua – táxi, ônibus ou metrô – , e os participantes recebem um número limitado de bilhetes para poder usá-los. A partir de uma posição inicial Alea tória, os jogadores tem direito a um deslocamento por rodada, indo de um ponto da cidade a outro. Os detetives fazem isto às claras, movendo seus peões sobre o tabuleiro: Mister X, no entanto, valendo-se do seu anonimato, registra seus passos secretamente, deixando apenas pistas (os bilhetes sados). Através da análise destas pistas, os detetives eventualmente estarão em condições de localizar o fugitivo, cercá-lo e apanhá-lo. Para isso é necessário formular hipóteses e checá-las de modo lógico e coordenado, caso contrário Mister X fura o cerco, e quando menos se espera, já esta do outro lado do Tamisa! É essa ação coordenada que incita os jogadores a um natural esforço e cooperação. Não importa mais quem captura Mister X, desde que ele seja apanhado. Lembro-me de uma partida em que os detetives se empenhavam de tal modo na articulação de esquemas, que se debruçavam cada vez mais sobre a mesa, motivando protestos de Mister X, que já não conseguia enxergar o tabuleiro. Nem isso adiantou. Mister X escapou entre British Museum e a National Gallery, bem debaixo de nossas barbas!

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.