GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Jogo – Para quem gosta de cortar, recortar, arrumar

Os melhores quebra-cabeças do mundo

Três conjuntos com 8 quebra-cabeças cada um, produzidos por Reino Mágico Indústria de Brinquedos Ltda. – Av Santos Dumont, 777 , Bairro Cumbica, Guarulhos, SP (Atual)

A indústria nacional de jogos e brinquedos não tem sido muito pródiga no setor de quebra-cabeças. Neste quadro é uma surpresa o aparecimento de Os Melhores Quebra-Cabeças do Mundo, uma série com três caixas que reúne 24 passatempos consagrados por várias gerações.

Apesar de o conjunto não oferecer a variedade e a quantidade que justificassem a pretensão do título, a seleção apresentada é boa, ainda que se restrinja a certo tipo de quebra-cabeça – os “mecânicos” – e a apenas uma parte destes.

Entende-se por quebra-cabeça mecânico um problema constituído por peças sólidas que precisam ser movidas, com o auxílio das mãos, para se chegar à solução. Um exemplo típico, já conhecido dos leitores de SUPERINTERESSANTE, são os Pentaminós (SUPERINTERESSANTE número 9, ano3).
Aproximadamente 1/3 do conteúdo de cada conjunto é composto pelo conhecido Tangram e similares, ou seja, figuras geométricas divididas em vários pedaços que, reordenados, podem dar origem a uma infinidade de outras formas diferentes da original, tanto abstratas como figurativas. Há também problemas clássicos de transformação de figuras por dissecção, que consiste em passar de uma forma a outra através de cortes estrategicamente localizados. Em um deles, por exemplo, pode-se ver como é possível dividir um triângulo equilátero em cinco partes de tal modo que, recombinando-as, se consiga construir uma cruz latina. Você seria capaz de fazer essa dissecção?

Todavia, o forte dos conjuntos recai nos quebra-cabeças de desembaraçar, onde o objetivo é separar diversas partes de um objeto que se apresentam unidas por cordões. Você ficará embaraçado com certeza.

É uma pena que o texto que descreve os problemas seja muito fraco, inclusive necessitando de uma revisão urgente. Felizmente, porém, isso não chega a comprometer o entendimento das soluções. Os conjuntos podem ser comprados em casas de artigos mágicos ou através de pedido direto ao fabricante.