Juros em queda, passarinho em alta
Com juros cada vez menores no mundo, o mercado financeiro busca novos tipos de investimento: caça ao tesouro, fases da lua e até a 'twittologia'
Anna Carolina Rodrigues
O HUMOR DO TWITTER
Nome – The Twitter Hedge Fund
Como é – John Bollen, cientista de computação da Universidade de Indiana, percebeu que as ações da bolsa de Nova York sobem ou caem de acordo com o humor dos usuários do Twitter (em assuntos gerais, nada a ver com finanças). Uma corretora criou um fundo baseado nisso. A experiência durou um mês – e, incrivelmente, deu certo.
Resultado – + 1,86% (a bolsa caiu 2,2% nesse período).
LUA, MARÉS E NUMEROLOGIA
Nome – Superstitious Fund
Como é – Toma decisões de investimento baseado em numerologia, fases da lua e superstições diversas – não faz nenhuma negociação no dia 13 de cada mês, por exemplo. Na prática, tem sido um verdadeiro desastre: já queimou todo o dinheiro dos 144 participantes, e está negativo em R$ 15 mil.
Resultado – – 42% ao mês, em média.
CAÇADA AO TEURO
Nome – Ações da empresa Odyssey Marine
Como é – A companhia é especializada em vasculhar o fundo do mar em busca de tesouros esquecidos. No ano passado, achou o navio SS Gairsoppa, que naufragou em 1941 com um carregamento de US$ 38 milhões em prata. Desde 2010, o valor das ações da empresa dobrou.
Resultado – + 0,92% desde janeiro.
ABAIXO OS POLÍTICOS
Nome – Congressional Effect Fund (CEFFX)
Como é – Investe em grandes empresas dos EUA – mas só nos dias em que o Congresso americano está de folga. A ideia é evitar as turbulências que acabam sendo causadas por discursos e projetos aprovados pelos deputados. O fundo está lucrando.
Resultado – + 1,61% desde janeiro.