Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Monges neurologistas

Os budistas estavam certos: meditar faz bem para o cérebro. E até melhora a criatividade

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Texto Chico Spagnolo

Quem medita garante que os resultados são maravilhosos: a prática melhora a atenção, a criatividade, dá energia e equilíbrio emocional. Até há pouco tempo, essas constatações eram puramente empíricas, baseadas na experiência dos praticantes. Os cientistas, porém, estão dando mais atenção aos benefícios da meditação para o organismo, especialmente o cérebro.

Um dos estudos de mais fôlego nesse sentido é o projeto Shamatha, liderado pelo ex-monge budista e pesquisador de neurociência Alan Wallace. Os pesquisadores monitoraram as respostas fisiológicas e o comportamentais de 70 pessoas não habituadas com o ato de meditar durante 3 meses de retiro em montanhas do Colorado, nos EUA, em 2006. As reações mostraram que os indivíduos tiveram melhoras na capacidade de controlar a atenção, além de terem sua ansiedade reduzida e um aumento no bem-estar.

Ainda engatinhando – foram compilados pouco mais de 10% dos resultados -, o projeto Shamatha pretende revelar os efeitos do treinamento da meditação intensa na performance cognitiva, na atenção e até mesmo na saúde. Um dos maiores desafios é provar a hipótese de que a meditação pode contribuir para a busca da felicidade, e não somente combater altos níveis de estresse e de baixa estabilidade emocional. Se essa relação também for comprovada, mais um ponto para os monges budistas, que já sabiam disso tudo – há milhares de anos.

UMA BUSCA NO SITE PUBMED, QUE REÚNE ARTIGOS CIENTÍFICOS BRE MEDICINA, REGISTRA 1 700 TEXTOS COM A PALAVRA MEDITAÇÃO.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.