Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Neblina é uma nuvem perto do chão

Há três situações principais que favorecem a formação de nevoeiro. Em todas elas, a umidade do ar se condensa.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 mar 1996, 22h00

O que é a neblina?

Por que ela se forma com mais facilidade em alguns lugares?

Toda vez que o vapor d’água é submetido a um resfriamento, ele tende a se condensar, formando uma névoa parecida com uma nuvem. Quando esta névoa fica perto da superfície, é chamada de neblina. O fenômeno é fácil de observar em automóveis durante o inverno, quando dentro do carro fica mais quente do que fora. Nesse caso, os vidros, por estarem em contato com o frio externo, permanecem gelados. Então, as gotículas de vapor, que estão no ar interno do veículo, ao entrarem em contato com o pára-brisa, se condensam e o embaçam. Na natureza, “existem várias maneiras de se formar neblina e isso depende muito da topografia (vales e montanhas) e da distância das fontes de umidade, como rios, lagos e oceanos”, explica a meteorologista Maria Assunção Dias, da Universidade de São Paulo.

É comum aparecer nevoeiro noturno em regiões onde há rios. Durante a noite, a umidade resultante da evaporação do rio se resfria e surge a névoa. Frentes frias também produzem neblina. Quando chega um vento glacial, vindo das regiões polares, ele faz com que o vapor das águas costeiras mais quentes se condense. Há um terceiro tipo de neblina, que é provocada por auto-resfriamento do ar. O vento que sopra nas encostas de montanhas perto do mar vem carregado de umidade. Ao subir a serra, ele se resfria – pois quanto maior a altitude menor a temperatura – e se condensa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.