PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O fliperama não morreu

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 abr 2011, 22h00

Bruno Vasone

Praticamente extintos no Ocidente, os fliperamas não param de crescer no Japão. Cabines maiores, cartões magnéticos com estatísticas e partidas online são apenas alguns dos artifícios que ajudam a manter a variedade dos jogos. Conheça aqui os flipers mais pitorescos do mundo.

Mania nacional

Samba de Amigo. É este o nome do fliperama que diverte as duas meninas à esquerda. O objetivo do jogo é sincronizar o controle de maracas de acordo com as coordenadas que aparecem na tela. Acima, estão as máquinas mais populares do Japão. Chamados de pachinko, estes apetrechos são uma mistura de pinball com caça níquel. Jogos de azar são proibidos por lá, por isso compete se por prêmios (que às vezes são trocados por dinheiro depois). As máquinas de pachinko geralmente apresentam histórias elaboradas, que avançam de acordo com a frequência em que as bolinhas caem em locais específicos.

Só no japão

À direita está um game estratégico de fantasia baseado em cartas. No Lords of Vermillion, as cartas ficam espalhadas sobre uma tela sensível ao toque e interferem em tempo real com o jogo. Ao lado, está uma versão arcade do clássico jogo de corrida da Nintendo. Nesta máquina, dá até para tirar uma foto do jogador e aplicá la sobre o kart que ele quiser dirigir. Abaixo, está Star Horse 2. É um fliperama de turfe, no qual jogadores passam horas treinando jóqueis, acariciando cavalos virtuais e preparando se para corridas.

Sobe o som aí

Acima está Beatmania IIDX 16: Empress, um simulador de dj. Controles, botões e discos são utilizados para acompanhar a música e os comandos que percorrem freneticamente a tela. Assistir a um japonês jogando um game desses é hipnotizante – eles são extremamente rápidos. À esquerda, está outro jogo musical, um simulador de bateria. Nele, é preciso golpear com baquetas os pratos de acordo com a sequência que aparece na tela. Os dois jogos desta página serviram de inspiração para a febre de instrumentos de plástico que vem dominando os videogames ocidentais nos últimos 4 anos, como o Guitar Hero e o Rock Band.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.