Sérgio Gwercman, redator-chefe
Às vezes eu acho que, quando Deus quer descansar da missão de ser brasileiro, ele lê a Super. Só assim para explicar algumas coisas extraordinárias que acontecem com a revista. Veja esta: há um ano, o espanhol Alberto Cairo nos perguntou se poderia estagiar conosco. Eis o currículo do “estagiário”: Alberto é dos maiores especialistas em infográficos online do planeta. Liderou por anos a equipe do jornal espanhol El Mundo e hoje ensina infografia e jornalismo multimídia na Universidade da Carolina do Norte. Nas últimas semanas, deu expediente numa mesa da redação da Super. Com toda a experiência que tem, veio aprender um pouco do que fazemos. E a gente aproveitou para aprender muito do que ele sabe – são raras as pessoas que entendem tão bem as possibilidades da infografia na internet. O primeiro resultado da parceria é a versão online do SuperPôster “A Cidade Política”.
O Alberto não é a única participação global da edição – nem a única que explora os limites da internet. A ilustração da capa é da designer italiana Andrea Bianchi. A gente nunca viu a cara dela – ela tampouco viu a nossa. A conversa é toda online: trocamos e-mails com idéias e depois recebemos as imagens desenhadas em Milão, onde Andrea trabalha como diretora de arte de uma agência de publicidade.
Nem só de inovação, porém, é feita esta edição. Tem coisa muito tradicional – apuração jornalística profunda, por exemplo. O editor Alexandre Versignassi comandou uma equipe de 5 repórteres que ralou o crânio para produzir as 20 páginas do dossiê sobre inteligência. Por que escolhemos esse tema para a capa? Porque setembro é nosso mês de aniversário – a revista completa 21 anos. E a gente queria escrever sobre o assunto que representa o leitor da Super. É inteligência, não tenho dúvida. Parabéns pra você.
Um grande abraço.
Escavando as bancas
Outra novidade do mês: a edição especial sobre arqueologia está pronta. Tem tudo aqui – de Tutancâmon às maiores descobertas de 2008 (e olha que não são poucas). Boa viagem ao passado!