GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os destaques da Super de dezembro

1. A nova cara da máfia

Roberto Saviano vive escondido em algum lugar da Itália. Só sai de casa com 5 seguranças. Ele é um escritor italiano que acabou jurado de morte pela máfia napolitana por causa de seu livro Gomorra, que mostra de um jeito cru a truculência assassina desses sujeitos. O livro virou este filme, uma espécie de Cidade de Deus que se passa na periferia de Nápoles. Apesar de aclamado em Cannes e ser o candidato italiano ao Oscar de melhor filme estrangeiro, não chega nem perto do filme de Fernando Meirelles. Mas vale assistir: ele deixa claro que a violência do crime organizado de lá não deve nada para a dos nossos morros. Uma pancada.

GOMORRA

Dia 19/12 nos cinemas

2. NATUREZA SELVAGEM

Terremoto no Paquistão. Avalanche no Canadá. Enchente no Vietnã. O jornal New Zealand Herald tem um serviço inédito: dá notícias via RSS sobre desastres naturais do mundo todo, mesmo sobre os menores, que costumam ficar confinados ao noticiário local dos países. Não é o serviço mais útil da história, mas não deixa de ser o melhor jeito de ver que a natureza é ainda mais temperamental do que parece.

Como usar o RSS: entre em google.com.br/reader e cole este endereço http://syndication.apn.co.nz/rss/nzhrsscid_000000068.xml no campo “Adicionar Inscrição”.

3. NAMORO NA TV

Você é tímido? Seus problemas acabaram! Agora, com o Encareitor, você vai encarar um monte de mulheres sem entrar em pânico! Bom, a coisa não se chama Encareitor nem é de brincadeira. Trata-se do dvd japonês Miterudake (“Só Olhando”). O disco tem filmagens do rosto de 50 garotas. E elas ficam… só olhando, sem falar nada. A idéia é que a experiência de fitar as moças ajude os tímidos a dar uma desinibida na vida real. Pena que só vende no Japão – seria o melhor presente de inimigo secreto do ano…

4. BELEZÕES DO VATICANO

Calendário com modelo é coisa do passado. Com bombeiro, atleta e tudo o mais também. A onda agora é calendário com padre! “Eu costumava fotografar gondoleiros. Aí eu quis algo romano, então o que poderia ser melhor que padres?”, disse o fotógrafo italiano Piero Pazzi, que bolou a coisa. Nota: a iniciativa do calendário, à venda no site abaixo, é dele mesmo, não do Vaticano.

www.calendarioromano.org

5. “PORNÔ SHUI”

É uma gíria nova, e auto-explicativa. Aplica-se a escritórios cujos computadores ficam dispostos como todo funcionário gostaria: de um jeito que ninguém consegue ver o que está na tela do outro.

6. “KEANU REEVES. PHONE HOME”

“Se a Terra morrer, você morre. Se você morrer, a Terra vive.” O que você escolheria se ouvisse isso de um ET? Essa é a decisão que Helen (Jennifer Conelly) tem de tomar neste filme. E quem faz pergunta é o alien Keanu Reeves (o personagem dele se chama Klaatu, mas quem se importa?). Estamos falando de O Dia em Que a Terra Parou, refilmagem caprichada de um classicão de 1951. Aqui, um alienígena bonzinho pousa em Washington e é hostilizado pelos humanos. O problema é que o Neo (quer dizer, o Keanu) tem um amigo que toma as dores – um robô gigante com poder para destruir o mundo umas 10 vezes. Ixi…

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Dia 9/1 nos cinemas

7. QUADRINHOS EM HISTÓRIA

Se tivesse acontecido nos EUA, já teria virado filme. Foi em 1910, quando os marinheiros de um encouraçado se rebelaram contra as chicotadas que levavam dos superiores de um jeito original: tomando o navio e apontando seus canhões para a cidade do Rio de Janeiro. Era a Revolta da Chibata, que, se não ganhou um filme, está contada aqui em quadrinhos. Quadrinhos que valem por um filme.

CHIBATA!

Hemeterio e Olindo Gadelha, Conrad, 225 páginas, R$ 39,90

8. O NATAL COMO VOCÊ NUNCA VIU

Jesus provavelmente nasceu em Nazaré. Mas os evangelhos dizem que foi em Belém com uma intenção: colar sua imagem à de Davi, o maior entre os reis judeus, que nasceu lá. Depois dizem que foi levado para o Egito – agora a idéia é apresentá-lo como o novo Moisés, personagem que nasceu no Egito. É isso que Marcus Borg e John D. Crossan, dois dos teólogos mais respeitados do mundo, fazem neste livro: mostrar as raízes das parábolas sobre o nascimento de Jesus. Um livro para quem sabe que Natal é mais do que panetone.

O PRIMEIRO NATAL

Editora Nova Fronteira, 304 páginas, R$ 45

9. SITE MÁGICO (MESMO)

Você pensa em alguém famoso e o Akinator adivinha quem é. A única coisa que este site faz pra descobrir são perguntas simples, tipo “A pessoa é homem?” Aí você responde com um “sim” ou um “não”. E não é que ele acerta? Pois é: o software da página só precisou de uma dúzia de perguntas para saber que eu tinha pensado no Dentinho, do Corinthians (e olha que o site é europeu…). O segredo ali é que os usuários podem enriquecer o banco de dados com mais personagens e perguntas. O programa, esperto, organiza tudo. E o resultado é quase indiscernível de mágica.