População explosiva

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 28 jul 2009, 22h00

O alerta foi dado por cientistas das academias de ciência de 65 países reunidos na índia, no final do ano passado. “É preciso fazer com que o crescimento populacional caia para zero ainda no tempo de vida de nossas crianças”, diz o texto divulgado em Nova Délhi, capital indiana. Do contrário, o planeta poderá entrar em colapso, com a disseminação da miséria e danos irreparáveis ao meio ambiente. A meta não será fácil de atingir. Hipóteses conservadoras indicam que a população mundial saltará dos atuais 5,5 bilhões para 11 bilhões no ano 2043. Nas piores previsões, seremos 19 bilhões em 2100 e 28 bilhões em 2150. A saída, dizem os cientistas, é mudar as atuais tecnologias de produção, e adotar medidas urgentes para reduzir o número de nascimentos. Uma nota discordante na reunião veio dos africanos, para os quais, “a população é um recurso para o desenvolvimento”, como declarou James Egunjobi, presidente da Academia Africana de Ciências.