PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quem é gente boa tem mais chances de falir

Estudo acompanhou 3 milhões de pessoas e concluiu: ser agradável tem um custo financeiro

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2018, 15h50 - Publicado em 11 out 2018, 15h45

Você é uma daquelas pessoas de bem com a vida, cheio de amigos, que todo mundo adora? Pois bem, eu tenho uma má notícia. De acordo com um novo estudo realizado em parceria pela Universidade da Califórnia e a Columbia Business School, você é exatamente o tipo de gente que tem mais chance de falir ou, ao menos, ter uma vida financeira complicada.

A causa disso, segundo os pesquisadores, é que as pessoas mais amáveis não costumam enxergar o dinheiro como prioridade na vida. Sabe quando você resolve pagar a cerveja do seu colega que acabou de ser demitido? Ou quando topa, mesmo sem grana sobrando, ir no cinema pra animar sua amiga que terminou um namoro? É exatamente esse tipo de situação que faz aumentar suas chances de quebrar. “Pessoas agradáveis simplesmente ligam menos para o dinheiro e, consequentemente, possuem maior risco de administrá-lo mal”, afirma Sandra Matz, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores estudaram a vida financeira, e a personalidade, de 3 milhões de pessoas.
Os participantes passaram por uma versão online do teste BFI-44, que avalia 44 características de comportamento. Os dados foram cruzados, e Matz percebeu que havia uma relação entre afabilidade e pindaíba.

Esse comportamento não é passageiro, e pode ser identificado já na infância. Parte das pessoas entrevistadas foi analisada ao longo de 25 anos – e, em geral, manteve o comportamento simpático-porém-no-vermelho durante todo o processo.

O estudo também aplicou suas teses em um campo prático. Analisou duas áreas do Reino Unido com rendas per capita similares.
A cidade onde as pessoas eram mais afáveis, segundo o teste BFI-44, tinha 50% a mais de endividados.

Nem todo boa praça sofre com dinheiro. Mas, quanto menos ele tiver, maiores as chances de isso acontecer. “A relação é muito mais forte entre indivíduos de baixa renda, que não possuem meios financeiros de compensar o impacto causado por sua personalidade”, afirma. “Ser gentil e confiável tem um custo financeiro”, diz Matz.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.