Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Radiação pesada sobre a Antártida

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 nov 1991, 22h00

A Antártida foi atingida no final do ano passado por doses maciças da perigosa radiação solar ultravioleta (UV), em conseqüência do buraco da camada de ozônio, que vem aparecendo sobre a região desde o final da década de 70, a partir de cada mês de setembro. A altíssima concentração de raios UV foi constatada recentemente por uma equipe da Universidade de Chicago, ao concluir a análise de dados coletados na base americana de Palmer, na Antártida. O ozônio é destruído pelo acúmulo na estratosfera de gases industriais à base do cloro, como os CFCs.

Em 1900, informam os cientistas, os níveis de UV alcançaram o dobro dos valores normais para o mês de dezembro, quando começa o verão no Hemisfério Sul. Os pesquisadores suspeitam que a radiação sobre a Antártida no verão passado tenha sido a mais intensa desde que se formou a camada de ozônio em volta da Terra, há cerca de 1 bilhão de anos. Para piorar as coisas, um estudo patrocinado pela ONU, divulgado no fim de outubro último, revelou que o buraco sazonal no ozônio se estendeu pelas Américas, Europa, Austrália e União Soviética.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.