Sexo é melhor para mulheres aos 80 anos do que aos 60, diz estudo
Entre os segredos: se sentir confortável consigo mesma e aceitar que o sexo não precisa ser perfeito
Com certeza você já ouviu falar que o sexo melhora com a idade. E é verdade. Um novo estudo, realizado na Universidade de Manchester, no Reino Unido, mostrou que a relação sexual é bem mais agradável para mulheres aos 80 anos do que para as que estão na casa dos 60.
Pesquisadores acreditam que a satisfação das pessoas mais velhas está associada ao fato de que elas se sentem mais confortáveis e felizes consigo mesmas – e aceitam que o sexo não tem que ser perfeito.
Mais de 7.000 mulheres, com idades entre 50 e 80 anos, participaram da pesquisa. Ao serem questionadas sobre o seu bem-estar sexual (que incluía perguntas sobre frequência e prazer), 25% das entrevistadas, na casa dos 50 anos, disseram ter dificuldades para se excitar. E o número continuou aumentando conforme a idade avançava: 37% para as pacientes com 60 anos, e 40% para as de 70.
A surpresa foi que entre as mulheres de 80 anos, o nível de insatisfação caiu: apenas 35% relataram ter algum problema. Para David Lee, um dos autores, o resultado mostra que é preciso quebrar tabus a respeito da vida sexual na terceira idade. “Na sociedade, há uma percepção de que não existe sexo quando você chega aos 80 anos. E isso, claramente, não é o que acontece e não é o que as pessoas nessa idade acreditam”, disse em entrevista ao Telegraph.
Dados do estudo também revelaram que as mulheres mais velhas estavam mais satisfeitas e felizes com suas vidas sexuais. Boa parte do entusiasmo, segundo as entrevistadas, era devido aos contatos íntimos e de cumplicidade com seus parceiros, que as deixavam mais relaxadas. O mesmo aconteceu com os homens mais velhos, que relataram ter relações de duas a três vezes por semana.
Para os especialistas, manter a sexualidade ativa tem impacto positivo na vida dos idosos, que tendem a ser mais felizes em seus relacionamentos – que amadurecem com o passar dos anos e, como o vinho, ficam cada vez melhores.