Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Tecla sapiens

Os jargões do momento

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 out 2006, 22h00

FED

Sigla em inglês para “display de efeito de campo”, uma tela baseada em carbono que consome menos energia do que as televisões de plasma ou cristal líquido, apresenta imagem melhor e até custa menos. Várias empresas estão tentando chegar lá, mas os primeiros produtos só devem aparecer nas lojas no final de 2006.

Superátomos

Grupos de átomos que podem se comportar como se fossem um só corpo. Químicos americanos reuniram 13 átomos de alumínio de forma que eles tivessem as mesmas características de um único átomo de iodo. Para os cientistas, a pesquisa pode dar origem a novas substâncias – ou até a um novo ramo da química.

Virtópsia

Método desenvolvido na Universidade de Berna, Suíça, para fazer autópsias sem destruir o corpo. Com imagens de tomografias, ressonâncias magnéticas e scanners, um programa monta uma versão digital da pessoa. O diagnóstico pode então ser feito apenas com alguns cliques do mouse, sem cortes ou mutilações.