Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Útero, doce útero

Segura e aconchegante, a barriga da mãe atende a todas as necessidades do bebê durante os nove meses da gestação.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 abr 1998, 22h00

Lívia Lisbôa

Mal chega ao útero da mãe, o futuro bebê é recebido com as honras de um convidado muito especial. Ele tem um compartimento só dele, confortável e aquecido, a uma temperatura de 37° Celsius. Tudo o que ele precisa está ali, à sua disposição. “Na gravidez normal, o útero é milhões de vezes melhor do que o mundo exterior”, garante o obstetra Carlos Czeresnia, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O embrião recebe, por meio do cordão umbilical, todos os nutrientes de que necessita para sobreviver e crescer. Recebe também os anticorpos, sua defesa contra as infecções, e o oxigênio, que é absorvido diretamente pelo sangue, pois os pulmões ainda não funcionam. A uréia e o gás carbônico são devolvidos à placenta, onde as trocas com a mãe recomeçam.

Imerso no líquido amniótico, o feto pode se esticar, se ajeitar e espreguiçar à vontade. Tem espaço para isso, pois a barriga da mãe aumenta o tempo todo. Aos cinco meses, ele já dá os seus primeiros pontapés. Também abre as mãos e põe o dedo na boca, sugando-o. Treina movimentos respiratórios, mexe a cabeça, engole. Sensível à luz, mantém os olhos fechados. E ouve sons: as batidas do coração materno, o sangue correndo nos vasos, o barulho estridente das buzinas e, provavelmente, uma voz terna que aprenderá a reconhecer durante nove meses, preparando-se para a hora de deixar o lugar mais confortável de toda a sua vida. Será que ele vai sentir saudade?

Continua após a publicidade

Placenta

É um tecido temporário, que só existe na gestação e funciona como um órgão especial, encarregado das tarefas que o feto não pode cumprir por si mesmo: nutrição, respiração e excreção. A placenta é expulsa minutos depois do parto

Cordão Umbilical

Continua após a publicidade

Ligado à placenta, é o canal de comunicação entre mãe e filho. Por ele passam duas artérias e uma veia, que levam e trazem as substâncias necessárias ao desenvolvimento do feto

Líquido Amniótico

É o meio que envolve a futura criança. Garante a temperatura ideal e a protege, amortecendo os choques externos. Sempre renovado, o líquido se torna mais escasso quando a hora do parto se aproxima. É ele que escorre quando dizemos que a gestante “rompeu a bolsa”

Continua após a publicidade

Cada um com seu sangue

Feto tem circulação independente

Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sangüíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe.

Entrega rápida

Durante a gestação, a mãe zela pelo seu filho fornecendo-lhe proteínas, glicose e micronutrientes como o ferro e o zinco. Além disso, ela reforça sua proteção com uma bateria de anticorpos que irão defendê-lo contra infecções. E abastece-o de oxigênio, essencial à vida.

O feto recebe essas substâncias por meio do sangue que corre no cordão umbilical. Em troca, ele devolve à placenta seus resíduos – gás carbônico e uréia, produtos de um metabolismo que se acelera com o crescimento.

Continua após a publicidade

O que entra e o que sai

Substâncias que a mãe fornece ao feto pelo cordão umbilical

• Oxigênio

• Proteínas

Continua após a publicidade

• Ferro

• Zinco

• Anticorpos

Resíduos do metabolismo fetal que são enviados à placenta e eliminados pela mãe

• Gás carbônico

• Uréia

Quem sabe é super

Os nove meses que um feto passa dentro do útero correspondem a dez ciclos da Lua ao redor da Terra. Ou, 40 semanas. Ou 280 dias. Mas isso é apenas uma média, pois é impossível prever a data do parto com exatidão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.