Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Vulcão do Havaí tem um irmão extraterrestre

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 nov 1999, 22h00

O vulcão havaiano Kilauea é parecido com Prometeu, uma fonte de lava gigante localizada em Io, uma das luas de Júpiter. A semelhança foi apontada por pesquisadores da Nasa que analisaram imagens feitas em outubro pela sonda espacial Galileu. As fotos revelaram que a lava de Prometeu sai de dois pontos quentes e apenas escorre, em vez de explodir – exatamente como acontece no Kilauea. Outro ponto comum é o tempo de atividade. Prometeu está em erupção permanente desde 1979 e o Kilauea, desde 1982. Para a vulcanóloga brasileira Rosaly Lopes-Gautier, da Nasa, as fotos de Io devem ajudar a explicar como era a Terra há bilhões de anos. “A lava da lua jupiteriana é muito quente, como a dos vulcões terrestres antigos”, conta ela. “A comparação ajuda a entender como se comportavam as caldeiras de fogo daqui.”

Algo mais

Estima-se que em Io haja 100 vulcões em plena atividade. Dois deles foram batizados pela carioca Rosaly Lopes-Gautier com nomes em tupi: Tupan e Monan. A lua é quente por dentro porque a gravidade de Júpiter deforma sua massa, provocando atrito entre as rochas, o que gera muito calor. Ela fica a 422 000 quilômetros de Júpiter, distância menor do que a da Terra à Lua, de 480 000 quilômetros.

Vulcão do Havaí tem um irmão extraterrestre