PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

10 filmes que você não viu em 2015 (mas que podem chegar em breve aos cinemas)

Conheça os dez filmes mais votados da Black List, lista anual dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood

Por Jessica Soares
Atualizado em 8 mar 2024, 15h29 - Publicado em 17 dez 2015, 13h46

Tudo começou quase que por acaso. Em 2005, Franklin Leonard resolveu consultar 100 colegas executivos da indústria cinematográfica para descobrir quais, entre os seus roteiros favoritos daquele ano, não tinham sido transportados para as telonas. A pesquisa de opinião, que resultou em uma lista dos projetos mais votados (conhecida como Black List), chamou a atenção dos produtores. Ela passou a ser realizada anualmente e acabou se transformando em um ótimo termômetro para Hollywood: nos últimos 10 anos, dos 918 roteiros destacados por 500 executivos votantes, 314 histórias foram transformadas em longa-metragens que você com certeza viu na sala de cinema mais perto de você.

No ano passado, quatro dos oito indicados ao Oscar de Melhor filme (Selma, Sniper Americano, Whiplash e A teoria de tudo) estavam na lista profética em anos anteriores; Quem Quer Ser um Milionário? (2008), O Discurso do Rei (2010) e Argo (2012), vencedores do prêmio máximo da Academia, também apareceram primeiro no ranking. Ao todo, essas três centenas de filmes arremataram 223 indicações à estatueta de ouro e, em breve, esse número pode crescer: O Regresso, Spotlight – Segredos Revelados e O Fim da Turnê, favoritos na atual temporada de premiações, apareceram na Black List de anos anteriores.

A tomar pela lista de 2015, um projeto bem inusitado deve chegar às telas nos próximos anos: o roteiro que lidera o ranking deste ano conta a história do chimpanzé de estimação do Rei do Pop, uma amizade que já rendeu também um documentário no canal Animal Planet (pois é). Entre símios e atores de cinema que viraram presidentes, conheça os dez melhores roteiros não produzidos em 2015:

1. BUBBLES, de Isaac Adamson

Número de votos: 44

Bubbles, bebê chimpanzé que foi adotado por Michael Jackson no início da década de 1980 e que dividiu confidências com o astro até o início dos anos 2000, é a estrela do roteiro mais votado deste ano. Na história do novato Isaac Adamson, acompanharíamos os acontecimentos através dos olhos bichinho, que narra os eventos e que oferece sua perspectiva sobre os bastidores da vida do Rei do Pop.

2. STRONGER, de John Pollono

Número de votos: 40

Em 2013, a tradicional maratona de Boston foi marcada por uma tragédia: a explosão de duas bombas perto da linha de chegada da corrida de rua causou a morte de três pessoas e deixou 260 feridos. Stronger, roteiro de John Pollono, narra a história real de Jeff Bauman, atleta que perdeu suas pernas no atentado e ofereceu ajuda fundamental para a identificação dos responsáveis.

Continua após a publicidade

3. ROCKET, de Jeffrey Gelber e Ryan Belenzon

Número de votos: 37

Rocket

Conhecido como “The Rocket”, o foguete Roger Clemens é uma das lendas do beisebol. Um dos melhores arremessadores de todos os tempos, ele tem um currículo invejável: foi responsável por 4672 strikeouts (eliminação de um batedor depois de três strikes consecutivos), 354 vitórias e sete prêmios Cy Young – dois a mais que qualquer outro jogador. Rocket conta porquê os grandes feitos do jogador não lhe renderam um lugar no Hall da Fama.

4. THE LIBERTINE, de Ben Kopit

Número de votos: 37

The Libertine, roteiro do novato Ben Kopit, acompanha um chefe da Assembleia Nacional francesa que, depois de ser colocado sob prisão domiciliar por acusações de agressão sexual, deve viver sob vigilância em um apartamento  com sua ex-esposa. #tortadeclimão

Continua após a publicidade

5. CRATER, de John J. Griffin

Número de votos: 34

Crater, história do também novato John J. Griffin, se passa na Lua, mas, para além do cenário interestelar, tem muito em comum com outras histórias de amadurecimento. Cinco adolescentes pegam a estrada para curtirem juntos uma viagem não-autorizada – uma última aventura antes que um deles seja mandado embora em uma viagem de 75 anos para outro planeta (quem nunca?).

6. MISS SLOANE, de Jonathan “Jonny” Perera

Número de votos: 31

Miss Sloane

O roteiro de Jonny Perera já começou a tomar forma: Jessica Chastain, duas vezes indicada ao Oscar, deve dar vida à Slone, uma lobista poderosa que sacrifica sua carreira de influência no Congresso dos Estados Unidos para tentar passar uma ementa que implementa leis federais mais rígidas para regulamentação da posse de armas de fogo.

Continua após a publicidade

7. TRUE FAN, de John Whittington

Número de votos: 28

Um fã infame de beisebol inspira o roteiro de John Whittington: em 2003, durante uma disputa acirrada entre o Chicago Cubs e o Florida Marlins, Steve Bartman tocou na bola em jogo, interrompendo sua trajetória e impedindo que um dos jogadores do Cubs tentasse pegá-la. O torcedor entrão foi hostilizado e perseguido pelos fãs da equipe que não só levou mal na jogada, mas também acabou sendo eliminada e perdeu a chance de ganhar o seu primeiro campeonato da liga nacional do clube desde 1945. Anos mais tarde, levando uma vida sem rumo em uma nova cidade com uma nova identidade, Steve encontra uma mulher que lhe dá “uma razão de viver”.

8. PALE BLUE DOT,  de Brian C. Brown e Elliot DiGuisseppi

Número de votos: 26

A vida não está sendo fácil para Laura Pepper: doze meses depois de voltar de uma missão espacial, a astronauta condecorada é presa por tentativa de assassinato de um colega.

9. REAGAN, Mike Rosolio

Número de votos: 25

Continua após a publicidade

Ronald Reagan

Talvez você não saiba, mas, anos antes de ser o 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan teve uma breve carreira no cinema. Por isso, a premissa do roteiro de Mike Rosolio é certamente ácida: na história, depois que Reagan começa a lidar com sinais de demência (o ex-presidente foi diagnosticado com Alzheimer depois do mandato), um estagiário ambicioso recebe a tarefa de convencer o comandante dos EUA de que ele é um ator interpretando o presidente em um filme.

10. BUMP, de Ori Guendelman e Rob McClelland

Número de votos: 21

Intriga, conspiração, drama: a história assinada por Ori Guendelman e Rob McClelland acompanha um jovem advogado que, depois de um atropelamento acidental, repensa toda sua vida no decorrer de uma noite enquanto tenta se desfazer de um cadáver – um desconhecido que acaba revelando ser muito mais do que uma vítima inocente.

A lista completa de roteiros pode ser vista aqui.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.