GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

10 momentos em que Snape provou ser o melhor personagem de Harry Potter

Alan Rickman, intérprete do personagem, fez cenas marcantes com o bruxo

Nesta quinta-feira (14), o ator Alan Rickman faleceu aos 69 anos. De acordo com uma comunicado feito pela família, a causa da morte foi um câncer.

Entre seus vários papéis em filmes como Duro de Matar, O Guia do Mochileiro das Galáxias Sweeney Todd, Rickman é conhecido por ter interpretado o bruxo Severus Snape, na franquia de filmes Harry Potter. Amado por muitos fãs, separamos 10 cenas que façam de Snape talvez o melhor personagem de toda a série. Sim, Spoilers abaixo.

1. Quando ele conversa com Dumbledore sobre suas futuras missões

Nos papos mais densos entre ele e o diretor da escola (geralmente reveladas em forma de memórias), fica clara a confiança de Dumbledore em Snape. O ponto é que Snape é leal ao velho bruxo e por esse motivo toma atitudes que não lhe fazem feliz. Só para citar, alguns exemplos, ele tem que matar o próprio Dumbledore, ou ser tido como um traidor por seus colegas e alunos, além de tentar lidar com o fato de que, em algum momento, Harry deveria morrer também.

2. Quando ele morre

Snape morre porque Voldemort desconfia que ele trabalha para os dois lados. Isso, unido ao fato de que, ao matar Dumbledore, se tornou a única coisa entre Você-Sabe-Quem e a varinha mais poderosa do mundo, atrasou os planos do vilão, mas o colocou como um alvo fácil. Em seu leito de morte, ele lembra da mãe de Harry, e entrega suas lágrimas ao menino, para que o protagonista da série entenda um pouco mais sobre suas motivações. Uma das mortes mais brutais e chocantes da série, mostra a importância do personagem para os livros e filmes.

3. Quando ele conhece Lily

No fundo, tudo que o bruxo faz é em nome do amor. A paixão de Snape por Lily, mãe de Harry, começa quando os dois são crianças e dura até o momento de sua morte. Tudo isso pode ser representado pela primeira vez que os dois se vêem, o menino assusta, Petúnia,  tia de Harry, e depois faz uma pequena máginca que transforma um punhado de grama em uma borboleta. É bonitinho.

4. Quando ele dá sua primeira aula para Harry

Convenhamos, Harry é meio convencido. Até para entender: menino pobre, órfão, que morava embaixo de uma escada, descobre ser milionário, bruxo e o escolhido para livrar o mundo do mal. Snape não liga muito para tudo isso, o que é ótimo, já que alguém precisa colocar aquele menino em seu devido lugar, antes que ele fique insuportável. Logo na primeira aula de Poções, Snape caçoa do fato de Harry ser famoso, e testa os conhecimentos do menino – que falha miseravelmente.

5. Quando ele sofre Bullying

O fato de Snape sofrer bullying não só identifica um problema que afeta crianças e adolescentes por gerações, mas também mostra que esse tipo de violência permanece nas vítimas mesmo na vida adulta. Snape passa a ser uma pessoa amargurada, e simboliza os oprimidos de maneira que nem Harry consegue.

6. Quando ele confronta o professor Quirrell

O mais legal de Snape é que, até o último momento, você fica com dúvidas sobre em qual lado ele está. Uma cena que mostra bem isso é quando ele confronta o então professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirrell, em Harry Potter e a Pedra Filosofal. A primeira vista, Snape soa como alguém ameaçando um homem indefeso. O final da trama, porém, mostra que Quirrell estava tentando dar vida eterna à Voldemort.

7. Quando ele protege Harry

Isso acontece basicamente durante todos os sete livros e oito filmes, mas uma cena pode ser destacada. Durante o jogo de quadribol, também em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Snape faz contra-feitiços, para tentar salvar Harry de uma maldição em sua vassoura. Ele salva a vida do protagonista.


8. Quando ele protege Draco

Mais legal do que salvar a vida do mocinho, é salvar a do menino que está se tornando vilão por ter pais abusivos e conviver em um meio em que veneram um bruxo homicida com tendências nazistas. Snape assume o lugar de Draco na hora de matar Dumbledore, o que salva a vida e a integridade do jovem bruxo. Além disso, ele promete para Narcisa, a mãe de Malfoy, que faria seu melhor para proteger a vida do jovem bruxo, por ter sido selada com o feitiço do Voto Perpétuo, a promessa tem que ser cumprida, ou Snape morre.

9.  Quando ele revela que é o Príncipe Mestiço

Além de tudo, Snape é um gênio da bruxaria. Seu livro de estudos, assinado com o pseudônimo de Príncipe Mestiço, é repleto de anotações que ensinam novos feitiços à Harry, e faz com que ele realize importantes poções com perfeição.

10. Quando ele profere uma das mais célebres frases da série
“-Depois de todo esse tempo?
-Sempre”.
A frase de Snape acabou virando marca da série. Uma breve pesquisada no Instagram e você se depara com centenas de tatuagens representando esse momento. Tatuagens.