GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 canais no YouTube para quem gosta de tecnologia retrô

PCs dos anos 1990, toca discos portáteis e Tetris – tudo que você precisa para esquecer que é uma criatura do terceiro milênio

1. O Gaming Historian é para quem gosta (muito) de jogos e consoles antigos. Por gostar muito, entenda: alguém disposto a assistir um documentário caseiro de uma hora sobre o berço soviético do Tetris, financiado todinho com colaborações de fãs via Patreon. É o mais próximo que um cara sozinho consegue chegar de uma produção da BBC, então divirta-se.

2.Nostalgia Nerd, por sua vez, vai aquecer o coração de qualquer um que frequentou um escritório com monitores de tubo e divisórias brancas na década de 1990. Veja, por exemplo, este vídeo, que conta uma breve história dos computadores all in one (esses em que a CPU e a tela são a mesma peça) – e depois dá um rolê em um antigo PC Amstrad. Se o assunto for Bill Gates demais para você,  também dá para pegar leve e se limitar a comprar o maravilhoso relógio de teclado numérico do vídeo aí embaixo.

3. O Modern Classic tem dois destaques: o primeiro são os tutoriais sobre como escolher (e depois manter limpas) as quinquilharias que você compra no Ebay ou no Mercado Livre. Em um dos vídeos mais legais, o apresentador dá um trato em um teclado IBM nojento, tecla por tecla, até brilhar. O segundo são os vídeos sobre vitrolas e os demais acessórios essenciais para quem curte ouvir música do jeito old school, como amplificadores, toca-fitas e caixas de som. Se você quer libertar o hipster que mora dentro de você, é uma boa pescar umas dicas aqui embaixo antes de ir às compras.

4. Quem quer treinar o sotaque britânico (e ficar com muito vontade de gastar dinheiro) vai perder horas no Techmoan. O canal é inteiro dedicado a testar gadgets vintage que você nem imaginou que existiam – como o relógio calculadora lançado em 1977 pela HP que você vê no vídeo a seguir. Ou um toca discos portátil em forma de Kombi. Ou TVs de mão. Tudo novinho, na caixa.

5. Para quem ficou até o quinto item, um pouco de diversão com cordas: no Normans Rare Guitars, um apresentador sortudo entra uma vez por semana no estoque de uma das melhores lojas de instrumentos musicais usados dos EUA. E aí testa algum objeto muito estranho, antigo, caro ou raro. Sim, só porque ele pode. No vídeo abaixo, ele faz um test drive em um sitar elétrico – o instrumento oriental que conquistou o coração de George Harrison, dos Beatles, em sua fase esotérica (entre outros roqueiros da mesma geração). Mas você também pode curtir esta guitarra BC Rich de dez cordas. É, dez.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s