5 mundos diferentes
Escolhemos 5 importantes cidades para explicar o que acontece em cada região do planeta. Entenda quais fatores políticos, econômicos e sociais mexem com a cabeça das pessoas ao redor do globo
Alexandre Rodrigues e Karin Hueck
Tóquio – Japão
– Latitude – 35° 40’ N
– Longitude – 139° 45’ E
Do outro lado do planeta, 3 grandes potências convivem bem de pertinho: Japão, China e Rússia. O Japão disputa territórios com a Rússia, ao mesmo tempo em que tenta manter sob controle a nuclear Coreia do Norte. Para deixar a população das ilhas estável, o governo de Tóquio dificulta ao máximo a entrada de imigrantes e a saída de japoneses.
Moscou – Rússia
– Latitude – 55° 45’ N
– Longitude – 37° 36’ E
A maioria dos conflitos que preocupam o governo russo acontece nos países que formavam a União Soviética, como a Geórgia. Por isso, também, é dessa região que entra a maior parte dos imigrantes. Na parte econômica, a Rússia se destaca como grande produtora de petróleo e gás natural, vendidos à União Europeia.
São Paulo – Brasil
– Latitude – 23° 31’ S
– Longitude – 46° 31’ W
Apesar de o Brasil receber milhares de imigrantes dos países vizinhos, muitos brasileiros ainda saem do país para tentar a vida na Europa e nos EUA. A rota do tráfico é muito parecida: a droga entra pela Colômbia e é exportada para países desenvolvidos. Para Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela, conflitos internos ainda são rotina.
Johanesburgo – África do Sul
– Latitude – 26° 12’ S
– Longitude – 28° 4’ E
Como a África do Sul é o país mais desenvolvido do continente, é ela que mais atrai imigrantes. Abaixo do deserto do Saara, é difícil encontrar um país que não tenha vivido um conflito armado nas últimas décadas. Por isso, há tantos refugiados, tropas da ONU e bases militares americanas espalhados pelo continente africano.
Berlim – Alemanha
– Latitude – 52° 30’ N
– Longitude – 13° 25’ E
A Alemanha recebe imigrantes desde o século 17. Por isso, não é de estranhar que 53% dos habitantes de Berlim tenham nascido em outro país (35% deles na Turquia). Missões militares alemãs estão espalhadas em 3 continentes – só em Kosovo são quase 3 mil soldados. Por outro lado, há tropas americanas na Alemanha desde a 2ª Guerra Mundial.